Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/11/20 às 18h07 - Atualizado em 24/11/20 às 18h07

19 Espaços Criança são inaugurados em inciativa vinculada à campanha Vem Brincar Comigo 2020

Ação foi promovida pelo Escritório de Assuntos Internacionais em parceria com a Subchefia de Políticas Sociais e Primeira Infância, no contexto da campanha realizada pela Primeira Dama do DF e Secretária de Estado Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha.

 

Inauguração do Espaço Criança no CRAS da Ceilândia Norte, adotado pela Delegação da União Europeia

 

O Princípio VII da Declaração Universal dos Direitos das Crianças, de 1959, diz que a criança “deve desfrutar plenamente de jogos e brincadeiras, os quais deverão estar dirigidos à educação” e que a sociedade e as autoridades públicas devem se esforçar para promover o exercício desse direito.

 

A inauguração de dois espaços infantis nesta terça-feira (24) marcou a conclusão da iniciativa Adote um Espaço Criança, vinculada à campanha Vem Brincar Comigo 2020, que, ao longo dos últimos meses, equipou Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) para receberem crianças – pacientes ou parentes – com conforto e descontração.

 

Inauguração do Espaço Criança na UBS 2 da Estrutural, adotado pela Delegação da União Europeia

 

Foram abertos os espaços da UBS de Ceilândia Norte e do CRAS da Estrutural, que receberam doações da Delegação da União Europeia. Durante o evento, estiveram presentes a Primeira Dama do DF e Secretária de Estado Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha, a Chefe do EAI, Renata Zuquim, o Embaixador da Delegação da União Europeia no Brasil, Ygnacio Ybáñez, e a Subchefe de Políticas Sociais e Primeira Infância, Anucha Soares.

 

Com doações das embaixadas, foram montados dezenove ambientes ao todo, entre UBS e CRAS, e que agora estão à disposição da população. Para a Chefe do EAI, Renata Zuquim, a importância da ação se mostra na integração e cooperação local e internacional: “São Secretarias, órgãos internos do GDF, embaixadas e a população do distrito federal se mobilizando em prol das crianças, que são nosso futuro”, afirmou, ao lembrar que os espaços também receberam brinquedos e livros da sociedade civil.

 

A iniciativa Adote um Espaço Criança foi implementada em parceria entre o EAI e a Subchefia de Políticas Sociais e Primeira Infância, e está incluída no bojo da campanha Vem Brincar Comigo 2020, idealizada pela Primeira Dama do DF. Foram contempladas as regiões de Taguatinga, Paranoá, Candangolândia, Sobradinho, Asa Sul, Gama, Planaltina, Estrutural, Samambaia, Santa Maria, Varjão e Riacho Fundo. 

 

Segundo a Primeira Dama, “A gente diz que aqui no DF a brincadeira de criança é coisa séria. O principal é que, quando as famílias buscam o CRAS, elas precisam de um lugar para deixar a criança. Nesse espaço ela se desenvolve ao mesmo tempo em que o atendimento acontece de forma tranquila”, disse.

 

Entre os países participantes estão a China, que equipou dez espaços (5 UBS e 5 CRAS) a Delegação da União Europeia, que adotou 2 espaços (1 UBS e 1 CRAS), além de Irlanda, Itália, Armênia, Uruguai, Singapura, África do Sul e Timor Leste. 

 

O Embaixador da Delegação da União Europeia aproveitou a oportunidade para agradecer também aos profissionais de saúde: “Neste momento vocês são a nossa garantia do futuro. É um prazer poder ajudar e fortalecer essa relação entre a Europa e Brasília, que nos recebe, e nos recebe muito bem” afirmou. 

 

Confira abaixo fotos das inaugurações das outras unidades:

 

Inauguração do Espaço Criança na UBS do Paranoá, adotado pela embaixada do Timor Leste

 

Inauguração do Espaço Criança na UBS de São Sebastião, adotado pela embaixada da África do Sul

 

Inauguração do Espaço Criança no CRAS de Taguatinga, adotado pela Embaixada de Singapura

 

Inauguração do Espaço Criança na UBS da Candangolândia, adotado pela Embaixada do Uruguai

 

Inauguração do Espaço Criança no CRAS da Asa Sul, adotado pela Embaixada da Armênia

 

Inauguração do Espaço Criança no CRAS de Sobradinho I, adotado pela Embaixada da Irlanda

 

Inauguração durante cerimônia virtual de 5 CRAS e 5 UBS adotados pela Embaixada da China

 

 

 

Escritório de Assuntos Internacionais - Governo do Distrito Federal

EAI-DF

Anexo do Palácio do Buriti, 2º andar,
Sala 211 - CEP: 70075-900
Telefone: (61) 3961-4685
escritorio.internacional@buriti.df.gov.br