Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/04/14 às 15h04 - Atualizado em 27/04/14 às 15h50

Alto Representante para Direitos Humanos da UE é recebido no Estádio Mané Garrincha

GDF dá continuidade ao diálogo sobre a promoção dos Direitos Humanos através da Educação e do Esporte.

FotoEstadio

O Secretário de Estado Chefe da Assessoria Internacional do GDF, Odilon Frazão, recebeu neste sábado o alto representante da União Europeia para os Direitos Humanos e ex-ministro de Relações Exteriores da Grécia, Stravos Lambrinidis. O encontro ocorreu no Estádio Nacional Mané Garrincha e contou com a participação da Chefe da Delegação da União Européia no Brasil, Ana Paula Zacarias, da Embaixadora do Chipre, Martha Mavrommatis, do Embaixador da Grécia no Brasil, Dimitri Alexandrakis, além do Secretário de Estado de Educação, Marcelo Aguiar.

O encontro teve o propósito de dar continuidade ao diálogo entre o GDF e a UE sobre a promoção dos Direitos Humanos através da Educação e do Esporte. Desde outubro de 2013, quando o governador do Distrito Fedral, Agnelo Queiroz, a embaixadora da UE, Ana Paula Zacarias, e a ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário, assinaram memorando de entendimento sobre o tema, iniciativas conjuntas vem sendo realizadas para o combate a todas as formas de discriminação. O programa “Futuro em Jogo: Pelos Direitos Humanos, pelas Crianças e pelo Futuro”, fruto dessas tratativas, promoveu diversas atividades de sensibilização em escolas públicas do DF, além do torneio de futebol “EuroCopa Mirim” que contou com a participação das 28 embaixadas européias representadas por 32 equipes e 320 crianças oriundas de cada regional de ensino.

A comitiva liderada pelo representante europeu também visitou as instalações do estádio e demonstrou entusiasmo pela arquitetura, estrutura e capacidade do local. “É uma arena impressionante e sua arquitetura repleta de colunas guardam lembranças ao clássico grego, ao mesmo tempo em que é moderna. O mais importante de tudo é que o esporte e os grandes eventos representam instrumentos poderosos na promoção dos direitos humanos e no combate à discriminação”, disse Stravos Lambrinidis.

Escritório de Assuntos Internacionais - Governo do Distrito Federal

EAI-DF

Anexo do Palácio do Buriti, 2º andar,
Sala 211 - CEP: 70075-900
Telefone: (61) 3961-4685
escritorio.internacional@buriti.df.gov.br