Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal

Apresentação

 

“Deste Planalto Central, desta solidão que em breve se transformará em cérebro das mais altas decisões nacionais, lanço os olhos mais uma vez sobre o amanhã o do meu país e antevejo esta alvorada, com fé inquebrantável e uma confiança sem limites no seu grande destino.”

Juscelino Kubitschek (1956)

 

Brasília é a capital do Brasil e sua terceira maior cidade. Como Distrito Federal, acumula as funções de estado e município. Nacionalmente, destaca-se pelos altos índices de qualidade de vida, desenvolvimento humano, capital humano e sustentabilidade ambiental, ocupando frequentemente o primeiro lugar.

 

 

Palácio do Buriti. Foto: Nilson Carvalho/Agência Brasília

Sede da diplomacia nacional, abriga 135 embaixadas, o que a coloca entre as 10 principais capitais da diplomacia mundial, além de vários organismos internacionais, agências de cooperação, instituições financeiras, institutos de idiomas e escolas estrangeiras. Pode-se dizer que Brasília é uma cidade internacional por natureza e vocação.

 

O Governo do Distrito Federal é o responsável pela administração da capital. Com base no programa de governo, a gestão elaborou seu Planejamento Estratégico, que tem como horizonte: aumentar a qualidade de vida e reduzir a desigualdade social, conquistar a confiança da população no Estado e tornar Brasília modelo de cidade sustentável.

 

Com base no horizonte estratégico do governo e nos atributos da cidade, a Assessoria Internacional identificou três dimensões de Brasília como Cidade Internacional: Brasília Cidade da Paz, Brasília Cidade Patrimônio e Brasília Cidade Sustentável.

 

Em sua atuação internacional, a Assessoria Internacional tem-se pautado pelo apoio e realização de projetos e eventos de natureza internacional, bem como pela manutenção das relações institucionais e divulgação das boas práticas da cidade e do governo.

 

Assessoria Internacional - Governo de Brasília

Assinter

Anexo do Palácio do Buriti, 2º andar, Sala 211 - CEP: 70075-900 Telefone: (61) 3961.4685 | E-mail assessoria.internacional@buriti.df.gov.br