Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/12/15 às 14h07 - Atualizado em 10/12/15 às 14h21

Assessoria Internacional do GDF participa de eventos de paradiplomacia

Conferência Nacional de Relações Internacionais, Fórum Nacional de Gestores Estaduais de Relações Internacionais, X Encontro de Diretores de Relações Internacionais e Coordenadores da União de Cidades Capitais Ibero-Americanas (UCCI) e XX Cúpula de Mercocidades fecharam as dicussões do ano sobre a atuação internacional de governos subnacionais

 paradiplomacia pg principal

O primeiro foi a 1ª Conferência Nacional de Relações Internacionais e 1º Fórum Nacional de Gestores Estaduais de Relações Internacionais, promovida pela Secretaria de Relações Internacionais do Estado de Santa Catarina, na cidade de Florianópolis. O evento contou com a participação de autoridades acadêmicas e políticas como os Professores Doutores Noé Carnago e Michael Keating, o Governador de Santa Catarina e o Senador de Santa Catarina Paulo Bauer, tendo como objetivo a disseminação do tema da atividade internacional de entes federados (estados e municípios) junto à comunidade acadêmica e também a constituição do Fórum de Gestores Estaduais de Relações Internacionais, por meio da Carta de Florianópolis. Estiveram presentes os estados de SC, BA, MT, GO, RJ, RR, PA e o DF. A intenção do Fórum é a melhoria da competitividade e articulação entre os estados; criação de políticas integradas; atração de investimentos e oportunidades; compartilhamento de boas práticas e soluções para inserção internacional dos estados e a busca por um marco jurídico de atuação internacional dos estados.

O segundo e terceiro foram o X Encontro de Diretores de Relações Internacionais e Coordenadores da União de Cidades Capitais Ibero-Americanas (UCCI) e a XX Cúpula de Mercocidades, promovidos pela Secretaria de Relações Internacionais do Estado de São Paulo e pela UCCI, na cidade de São Paulo.

A UCCI realizou o Encontro de Diretores de Relações Internacionais das cidades membro da rede com o objetivo de apresentar a nova gestão, nas pessoas da Presidente Rita Maestre e do Diretor Executivo Antonio Zunita. A reunião contou com a presença de 16 cidades capitais membros e apresentou o plano de gestão para os próximos cinco anos da rede. Brasília é membro da UCCI desde 1997 e somente no ano de 2015, quatro servidores participaram em eventos nacionais e internacionais para capacitação técnica da rede.

A rede Mercocidades é composta de cidades membro do Mercosul e realizou sua XX Cúpula na cidade de São Paulo, que este ano deixa a cadeira gestora. O evento contou com diversas autoridades, incluindo prefeitos brasileiros e estrangeiros. Tratou de temáticas relevantes para o desenvolvimento sustentável dos entes subnacionais, como políticas e técnicas de transporte, políticas de redução de poluição, educação e políticas de direitos humanos. Neste evento Brasília assumiu uma cadeira no conselho da rede, com o objetivo de aproximar nossa cidade de oportunidades internacionais e do debate de temáticas tão importantes para o país e o mundo.

Escritório de Assuntos Internacionais - Governo do Distrito Federal

EAI-DF

Anexo do Palácio do Buriti, 2º andar,
Sala 211 - CEP: 70075-900
Telefone: (61) 3961-4685
escritorio.internacional@buriti.df.gov.br