Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/01/14 às 18h27 - Atualizado em 7/02/14 às 17h40

Assessoria participa de homenagem a heróis cubanos

Ato contou com a presença de médicos e comunidade cubana

FotoCuba

Brasília, 29 de janeiro de 2014 – A Embaixada de Cuba realizou na tarde do último dia 28 de janeiro homenagem aos heróis da luta pela independência da América Latina: José Martí e Simon Bolívar. Neste dia o cubano José Martí faria 161 anos. O ato comemorativo ocorreu na Praça do Buriti e contou com a presença do secretário da Assessoria Internacional do GDF, Odilon Frazão, representando o governador Agnelo Queiroz, membros do GDF, lideranças políticas do Distrito Federal, embaixadores, comunidade cubana e médicos cubanos do programa Mais Médicos do Governo Federal.

Em seu discurso, o secretário Odilon Frazão falou da luta de Martí e Bolívar pela independência da América Latina e ressaltou que ainda é preciso avançar nos esforços. “A nossa luta agora é contra a miséria, a corrupção, a desigualdade e tantos outros males que assolam nossos países latino americanos”, destacou.

José Martí

Foi o grande mártir da Independência de Cuba em relação à Espanha. Nasceu em Havana em 28 de janeiro de 1853 e morreu em Dos Ríos, em 1895. Além de poeta e pensador, desde a juventude demonstrou simpatia pelas ideias revolucionárias que gestavam entre os cubanos. Criou o Partido Revolucionário Cubano (PRC) e organizou a Guerra de 1895 ou Guerra Necessária.

Simon Bolivar

Revolucionário sul-americano nascido em Caracas, no Vice-Reinado de Nova Granada, posteriormente Venezuela, que dedicou sua vida à luta contra a presença espanhola na América do Sul. Nasceu em 24 de julho de 1783 e morreu em 17 de dezembro de 1830. Bolívar foi militar, político venezuelano e junto a José Martí foi uma das peças chave nas guerras de independência da América Espanhola.

Escritório de Assuntos Internacionais - Governo do Distrito Federal

EAI-DF

Anexo do Palácio do Buriti, 2º andar,
Sala 211 - CEP: 70075-900
Telefone: (61) 3961-4685
escritorio.internacional@buriti.df.gov.br