12/12/18 às 15h01 - Atualizado em 19/12/18 às 17h32

Associação Mundial das Grandes Metrópoles (Metropolis)

Criada em 1985, por iniciativa do Conselho Regional de “Ile-de-France”, distrito de Paris, a Associação Metropolis é representada atualmente por mais de 140 cidades-membros espalhadas no mundo todo e atua como um foro internacional para explorar questões e inquietudes comuns a todas as grandes cidades, entre elas, Brasília, que se tornou membro pleno em 1987.

A Rede das Grandes Metrópoles é uma Organização não-governamental, parte da Organização Mundial de Cidades e Governos Locais Unidos – CGLU, que tem como objetivo principal fomentar a cooperação internacional e desenvolver políticas para solucionar os problemas enfrentados pelos grandes centros urbanos do planeta, especialmente no tocante a desenvolvimento e planejamento urbano.

Hoje, a Associação Mundial das Grandes Metrópoles é a principal organização internacional com foco nas grandes metrópoles, reunindo cidades com mais de 1 milhão de habitantes e que desempenhem um papel de liderança no país em que está localizado. Criada em 1985, a Metropolis funciona como um fórum internacional para explorar questões e preocupações comuns às grandes cidades.

A rede acompanha suas cidades-membros, que, como mencionado anteriormente, somam hoje mais de 140 em aprendizagem mútua, inovação, governança, representação internacional, debates e presença técnica e financeira.

Metropolis disponibiliza cursos técnicos e seminários de alto nível para os integrantes dos governos das cidades-membros que compõem suas unidades temáticas, com o objetivo de promover a cooperação, a troca de experiências e conhecimentos entre as cidades membros, custeando em algumas oportunidades despesas, como traslados e hospedagens, com a finalidade de estreitar os laços entre as cidades.

Metropolis também representa os interesses metropolitanos das cidades associadas perante organizações internacionais como as Nações Unidas, a Aliança das Cidades, o Banco Mundial, a Conferência de Prefeitos, os EUA e o ICLEI, entre outras.

Secretaria Extraordinária de Relações Internacionais - Governo de Brasília

SRI

Anexo do Palácio do Buriti, 2º andar, Sala 211 - CEP: 70075-900 Telefone: (61) 3961.4685 | E-mail assessoria.internacional@buriti.df.gov.br