Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/10/19 às 18h43 - Atualizado em 1/11/19 às 16h04

Atlas do DF será repaginado para divulgação internacional

Parceria entre a Codeplan e a Secretaria de Relações Internacionais visa ampliar o acesso de informações sobre o DF em outras línguas

 

Foto: Governo do Distrito Federal/Bento Viana

 

O Atlas do Distrito Federal ganhará uma nova versão e estará disponível também em inglês e espanhol. A iniciativa é fruto de uma parceria estabelecida entre a Secretaria de Relações Internacionais (SRI-DF) e a Codeplan, firmada nesta quarta-feira (30) por meio de um Acordo de Cooperação Técnica. A publicação irá trazer dados revisados de edições anteriores, inclusão de novas informações e inovação na apresentação dos resultados.

 

De acordo com o plano de trabalho, a Codeplan será responsável pelo conteúdo e produção do Atlas, do levantamento de dados até a finalização das versões impressa e digital, que será disponibilizada em um ambiente interativo a ser desenvolvido pela própria Codeplan. Já a SRI-DF estará encarregada da tradução do material, apoio na divulgação e distribuição do produto final.

 

O acordo também viabiliza a apresentação e realização de novos projetos de pesquisa junto à Codeplan e outros parceiros, de modo a permitir novas metodologias, tecnologias e melhores práticas nas atividades de ambas instituições.

 

O Atlas do Distrito Federal será estruturado em eixos temáticos, onde cada tema é apresentado por meio de mapas, gráficos, imagens e pequenos textos, facilitando a compreensão das informações de modo visual. A publicação terá oito capítulos, sendo eles: localização geográfica, caracterização ambiental, histórico de ocupação, divisão territorial, meio socioeconômico, infraestrutura urbana, elementos culturais e arquitetônicos e internacionalização do DF.

 

Fotos: Codeplan

 

“O objetivo da nova edição do atlas é entregar à população de Brasília um produto acessível e com informações relevantes sobre o nosso território. Será um presente aos brasilienses no mês do aniversário da cidade”, declarou o presidente da Codeplan, Jean Lima.

 

Segundo Larissa Lima, assistente da Gerência de Estudos Ambientais, o Atlas traz inúmeras contribuições para a sociedade, tendo em vista que apresenta informações atualizadas sobre o DF, além de concentrá-las em um só lugar, já que os dados presentes no material não são somente de autoria da Codeplan, como também de outras instituições que trabalham com estudos e pesquisas semelhantes.

 

Para o Secretário de Relações Internacionais, Embaixador Pedro Luiz Rodrigues, o planejamento é uma das atividades mais importantes de qualquer administração e é a partir de acordos de cooperação técnica que se consegue avançar na obtenção de dados precisos, mapas e quadros para a melhoria do trabalho. “Assim, é possível estabelecer, de maneira mais segura, caminhos e objetivos para projetar o Distrito Federal internacionalmente e pelo seu real desenvolvimento”, ele conclui.

 

A última versão do Atlas do Distrito Federal disponibilizada ao público externo é de 2017. A versão impressa da nova edição está em fase de diagramação e, após concluída, terá início o desenvolvimento da versão digital. A previsão de lançamento do produto final é para abril de 2020, mês em que Brasília completará 60 anos.

Secretaria Extraordinária de Relações Internacionais - Governo de Brasília

SRI-DF

Anexo do Palácio do Buriti, 2º andar,
Sala 211 - CEP: 70075-900
Telefone: (61) 3961-4685
secretaria.internacional@buriti.df.gov.br