Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/09/19 às 18h20 - Atualizado em 2/10/19 às 11h43

Brasil e Chile assinam projeto de cooperação técnica descentralizada para incentivar exportação de produtos do DF

Assinatura aconteceu na Segunda Reunião do Grupo de Trabalho, instância que avalia, debate e define as ações conjuntas de cooperação técnica a serem realizadas

 

 

A Emater-DF e a Secretaria de Relações Internacionais do GDF participaram da II Reunião do Grupo de Trabalho de Cooperação Técnica Brasil-Chile, na Agência Brasileira de Cooperação (ABC), vinculada ao Ministério das Relações Exteriores. No evento, realizado na última quinta-feira (12), foram apresentados diversos projetos, no âmbito do Programa Bilateral 2019-2021, entre eles o que busca o fortalecimento institucional de modelos sustentáveis de produção e exportação de produtos agrícolas in natura e agroindustrializados no Distrito Federal.

 

Por meio desse projeto de cooperação descentralizada, feito em parceria com o Governo Regional de O’higgins (Chile), técnicos da Emater-DF serão capacitados para orientar produtores no que diz respeito à exportação de produtos.

 

“Há uma grande concorrência dos produtos olerícolas vindos de Goiás e incentivar a floricultura e a exportação de flores no Distrito Federal é uma opção para os produtores locais, já que a cidade está aumentando os voos internacionais no aeroporto e precisa viabilizar economicamente com cargas leves, como flores”, diz o assessor de relações internacionais da Emater-DF, Luiz Augusto Rocha.

 

“Identificamos que a Emater é a instituição que tem a expertise para o intercâmbio de conhecimento nessas missões temáticas. O Distrito Federal tem destaque na produção in natura, como os grãos especiais de café, que possuem selo de qualidade, e o trigo de alto padrão”, explica Felipe Sousa, assessor especial da Secretaria de Relações Internacionais do GDF. A iniciativa vai ao encontro da proposta do GDF em fazer do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitscheck um dos principais pontos de recepção e distribuição de cargas da América Latina.

 

O diretor da ABC, embaixador Ruy Pereira, ressaltou que o encontro foi oportunidade para reafirmar o dinamismo das relações bilaterais e lembrou, também, que a reunião obedece a uma determinação conjunta dos presidentes da República de ambos países. “O fato de estarmos cumprindo um mandato presidencial confere uma dimensão ampliada ao encontro”, destacou.

 

O embaixador Ruy Pereira e o diretor da Agência Chilena de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AGCID), embaixador Juan Pablo Lira Bianchi, destacaram o programa de intercâmbio direto entre as duas agências de cooperação, como uma experiência positiva e importante.

 

Detalhes de cada projeto discutido na reunião: Cooperação Técnica Brasil-Chile_09-2019

 

*Com informações da Agência Brasileira de Cooperação e da Emater

Secretaria Extraordinária de Relações Internacionais - Governo de Brasília

SRI-DF

Anexo do Palácio do Buriti, 2º andar,
Sala 211 - CEP: 70075-900
Telefone: (61) 3961-4685
secretaria.internacional@buriti.df.gov.br