Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/06/13 às 3h00 - Atualizado em 17/06/13 às 12h49

Brasil e Japão unidos dentro e fora do campo

GDF e Embaixada Japonesa reafirmam laços de cooperação e amizade

IMG 3235a

Brasília, 14 de junho de 2013 – Akira Miwa, embaixador do país asiático no Brasil, e os secretários Yukinori Takada e Shuichiro Arafune, foram recebidos pelo governador Agnelo Queiroz e pelo secretário-chefe da Assessoria Internacional do GDF, Odilon Frazão, em Brasília, para um almoço de confraternização do torneio mundial. 

O encontro contou com a presença, ainda, dos secretários Júlio Cesar Ribeiro (Esporte), Luís Otávio Neves (Turismo), Cláudio Monteiro (Copa do Mundo no DF) e do Conselheiro de Governo Roberto Wagner, e marcou o estreitamento da relação entre as nações. Os craques da seleção brasileira de 1962, Pepe, Coutinho e Zito, também participaram do evento.

“No objetivo de transformar Brasília em uma cidade global, com os investimentos estratégicos do governo em projetos como o Parque Tecnológico Capital Digital, a construção de um segundo aeroporto, a criação do Polo JK e o Polo Logístico, a influência japonesa é fundamental. Eles têm as principais empresas de tecnologia e de inovação do mundo que são os modelos de investimento que queremos atrair para o DF”, disse Odilon Frazão.

De acordo com o secretário, o Estádio Mané Garrincha – palco da abertura dos jogos – é um bom exemplo dessa influência. A membrana de cobertura da construção, que tem como carros-chefes a tecnologia e a sustentabilidade, foi produzida no Japão. O material é autolimpante, não pega fogo e permite o corte de raios ultravioleta. “Esse é um dos grandes símbolos dessa nova gestão pública e do desenvolvimento econômico que está se implantando no DF”, complementou Odilon Frazão.

Durante a reunião, o embaixador Akira Miwa se mostrou impressionado com a beleza e com a velocidade que foi construída o estádio. Ele agradeceu, em nome do povo japonês, pela forma acolhedora com que o GDF está recebe o jogo. 

Escritório de Assuntos Internacionais - Governo do Distrito Federal

EAI-DF

Anexo do Palácio do Buriti, 2º andar,
Sala 211 - CEP: 70075-900
Telefone: (61) 3961-4685
escritorio.internacional@buriti.df.gov.br