Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal

Brasília Cidade da Paz

 

O Conselho Mundial da Paz declara Brasília como Cidade da Paz, em reconhecimento da elevada contribuição para o fortalecimento das ideias e princípios que advogam o entendimento e a cooperação entre todos os povos do mundo, bem como das destacadas ações em favor da paz, do desarmamento e do desenvolvimento

Conselho Mundial da Paz, Helsinque (1988)

 

Desde os primórdios, Brasília tem atraído pessoas de todos os lugares do Brasil e do mundo. A construção de Brasília e a transferência da capital para cidade atraiu brasileiros de todas as partes do Brasil. A inauguração da nova sede do Ministério das Relações Exteriores e a transferência das embaixadas para cidade atraiu estrangeiros de todas as partes do mundo. 

Praça da Paz. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Sua condição de capital modernista tem atraído um número crescente de turistas. Nos últimos anos, migrantes, refugiados e asilados tem encontrado na cidade um local para viver.

 

A convivência entre pessoas de várias raças, línguas, culturas e religiões gerou uma cidade com características únicas. Brasília e seu entorno contam com forte presença de comunidades tradicionais, bem como de templos de diversas denominações religiosas. Os intercâmbios com o exterior proporcionaram o florescimento do ensino de línguas estrangeiras e das manifestações artísticas e culturais.

 

Em reconhecimento dessas e de outras contribuições, o Conselho Mundial da Paz declarou Brasília como Cidade da Paz. Também em 1988, foi inaugurada a Universidade Internacional Holística da Paz – UNIPAZ, a terceira instituição do gênero no mundo. No mesmo ano, o Papa João Paulo II veio a Brasília e lançou a pedra fundamental da Catedral Militar Rainha da Paz. 

 

Brasília tem retomado sua tradição como cidade da paz. Em 2016, a cidade ganhou a Praça da Paz, a primeira de quatro que integram o projeto Brasília Capital do Ipê. Em 2017, Brasília recebeu o título de Capital Ibero-Americana da Paz em Madrid (Espanha), em reconhecimento pela adoção de uma cultura de paz e por políticas públicas contra violência. No final do mesmo ano, foi anunciada a criação da Praça e do Parque Urbano Internacional da Paz, no Setor de Embaixadas Norte.

Assessoria Internacional - Governo de Brasília

Assinter

Anexo do Palácio do Buriti, 2º andar, Sala 211 - CEP: 70075-900 Telefone: (61) 3961.4685 | E-mail assessoria.internacional@buriti.df.gov.br