Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal

Brasília Cidade Patrimônio

 

Não é o angulo reto que me atrai. Nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual. A curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas nuvens do céu, no corpo da mulher amada. De curvas é feito todo o Universo. O Universo curvo de Einstein.

Oscar Niemeyer, O poema da curva (1988)

 

Brasília é a maior cidade do mundo planejada e construída no século XX. Também é a primeira e única cidade modernista a ser reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade, em 1987. Sua inclusão no patrimônio mundial foi objeto de intensos debates na UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Cultura e a Ciência e mudou a concepção de preservação do patrimônio mundial.

Projeção sobre o Museu Nacional. Foto: Nilson Carvalho/Agência Brasília

Antes de Brasília, preservava-se do passado para o presente. Depois de Brasília, passou-se a preservar do presente para o futuro.

 

Detentora da maior área tombada do mundo (112,25 km²), Brasília é reconhecida pelos monumentos do arquiteto Oscar Niemeyer, pelo Plano Piloto do urbanista Lúcio Costa, pelos jardins do paisagista Burle Marx e pelos azulejos do artista plástico Athos Bulcão, cartões postais da cidade.

 

Brasília também recebeu contribuições internacionais ao seu patrimônio, como a réplica da Loba Romana, oferecida a Brasília pela cidade de Roma, e a escultura Forma espacial do Plano, doada pelo então presidente da Argentina. Ambas se encontram na área externa do Palácio do Buriti.

 

Em 2017, Brasília entrou para Rede de Cidades Criativas da UNESCO, na categoria Design, pelo desenho do Plano Piloto, pelo desempenho dos profissionais que atuam na cidade e pelas políticas públicas do Executivo local. O reconhecimento ocorreu no mesmo ano em que o Plano Piloto de Brasília completou 30 anos como Patrimônio Cultural da Humanidade e contribuiu para mostrar a vocação da capital da República, projetada e nascida do design.

Assessoria Internacional - Governo de Brasília

Assinter

Anexo do Palácio do Buriti, 2º andar, Sala 211 - CEP: 70075-900 Telefone: (61) 3961.4685 | E-mail assessoria.internacional@buriti.df.gov.br