Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal

Brasília Cidade Sustentável

 

É assim que, sendo monumental, é também cômoda, eficiente e íntima. É ao mesmo tempo derramada e concisa, bucólica e urbana, lírica e funcional… Brasília, capital aérea e rodoviária; cidade-parque. Sonho arqui-secular do Patriarca.

Lúcio Costa, Plano Piloto de Brasília (1957)

 

Uma das principais preocupações no planejamento da nova capital foi a sustentabilidade da cidade. Concebida por Lúcio Costa como cidade parque, Brasília foi dotada de um lago artificial e de um cinturão verde para regular o clima e garantir o abastecimento de seus moradores. Em seu coração, situa-se o Parque da Cidade, maior parque urbano do mundo.

 

Chuveirinho. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

O desenvolvimento do setor de serviços tem contribuído para um crescimento verde. De acordo com a Associação Internacional de Congressos e Convenções, Brasília foi a capital que mais evoluiu em relação à realização de eventos internacionais, sendo a cidade brasileira que mais sediou eventos dessa natureza. Por sua vez, o Aeroporto Internacional de Brasília destaca-se como um dos mais pontuais do mundo, com voos diretos para Buenos Aires, Lisboa, Miami e Panamá.

 

Brasília tem retomado sua concepção como cidade sustentável. Em 2016, a cidade aderiu aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, sendo uma das primeiras entre cidades e estados do Brasil. Pelo fechamento do segundo maior lixão do mundo, a capital recebeu o Prêmio Latino-Americano ao Bom Governo Local em Pachuca (México), em 2017.

 

Brasília também foi a primeira cidade do hemisfério sul a receber o 8º Fórum Mundial da Água, em 2018. No mesmo ano, a capital recebeu o título de Capital Verde Ibero-Americana, pela União de Cidades Capitais Ibero-Americanas (UCCI).

 

Assessoria Internacional - Governo de Brasília

Assinter

Anexo do Palácio do Buriti, 2º andar, Sala 211 - CEP: 70075-900 Telefone: (61) 3961.4685 | E-mail assessoria.internacional@buriti.df.gov.br