Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/11/13 às 10h43 - Atualizado em 11/11/13 às 11h10

Brasília é sede da Universíade 2019

Anúncio foi feito em Bruxelas, na Bélgica

BRUXELAS (9/11/13) – Brasília foi a escolhida para sediar as Olímpiadas Universitárias de verão, a Universíade, em 2019. O anúncio, feito em Bruxelas, na Bélgica, foi acompanhado pelo governador Agnelo Queiroz.

“A Universíade é importante para esse momento que Brasília está vivendo e, sobretudo, para o crescimento do desenvolvimento humano”, disse o governador.

Para Agnelo, “foi a vitória de um povo determinado, de Brasília e do Brasil”. As cidades concorrentes Baku, do Cazaquistão; e Budapeste, Hungria, se retiraram da disputa assim que foi feita a apresentação dos brasilienses

O secretário-chefe da Assessoria Internacional do GDF, Odilon Frazão – que integra a comitiva do governador -, destaca a importância da notícia. “Com a meta de inserir o Distrito Federal na rota dos grandes eventos mundiais, o GDF obteve mais uma vitória. Estamos orgulhosos por crriar condições que motivem organizações deste porte a escolherem Brasília como sede”.

Em Brasília, o governador em exercício, Tadeu Filippelli, comemorou o resultado. “A grande vitória de Brasília como sede da Universíade mostra que valeu o esforço de toda a equipe, especialmente do governador Agnelo Queiroz, que conquista para o Brasil e para os brasileiros a missão de sediar um dos maiores eventos esportivos do mundo”, disse.

A apresentação de Brasília como cidade-sede foi um passeio brasileiro na Bélgica, que contou com, além de vídeos sobre o projeto estrutural dos jogos, a presença de roda de capoeira, samba e passistas brasileiros, que envolveram todos os presentes.

A competição, que acontece a cada dois anos, deve reunir cerca de 12 mil atletas, com idade entre 17 e 28 anos, de 166 países, e é o maior evento esportivo universitário do mundo.

Os jogos acontecem desde 1923 e foram sediados apenas uma vez no hemisfério sul, em 1963, na cidade de Porto Alegre (RS).

A proposta é que, além das 17 modalidades obrigatórias, a edição brasiliense inclua futebol de areia, futsal, triatlo, vela e vôlei de praia.

A próxima edição, em 2015, terá como sede a cidade de Gwangju, na Coreia do Sul. Dois anos depois, a Universíade será realizada em Taipei (Taiwan).

 

Com informações da Agência Brasília


Saiba mais:

Universíade em Brasília anima comunidade esportiva local

Investimento em infraestrutura esportiva será legado de Universíade a Brasília

Governo federal apoia campanha de Brasília para sediar Universíade

Escritório de Assuntos Internacionais - Governo do Distrito Federal

EAI-DF

Anexo do Palácio do Buriti, 2º andar,
Sala 211 - CEP: 70075-900
Telefone: (61) 3961-4685
escritorio.internacional@buriti.df.gov.br