Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/06/18 às 19h00 - Atualizado em 28/06/18 às 19h19

Brasília e Washington renovam laços de amizade e irmanação

Para simbolizar fortalecimento das relações nas áreas de educação, sustentabilidade e cultura de paz, foi plantado um ipê-branco ao lado do Espaço Israel Pinheiro

MARYNA LACERDA E GUILHERME PERA, DA AGÊNCIA BRASÍLIA

 

As relações entre o Distrito Federal e Washington, capital dos Estados Unidos, foram fortalecidas com o encontro entre a colaboradora do governo de Brasília Márcia Rollemberg e Karen Pence, esposa do vice-presidente norte-americano, Mike Pence, que está em visita oficial ao Brasil.

 

A cerimônia também simbolizou a intenção de Brasília e Washington de renovar o acordo de irmanação entre as duas capitais, apoiado pela instituição Sister Cities International

 

O evento ocorreu no Espaço Israel Pinheiro, próximo à Praça dos Três Poderes, nesta terça-feira (26), e marcou o interesse de ambas as cidades em colaborar para a construção de uma cultura de paz e respeito entre os cidadãos.

 

Para celebrar a renovação da parceria, as representantes de Brasília e Washington plantaram uma muda de ipê- branco na área externa do Espaço Israel Pinheiro.

 

“A árvore plantada representa não só um evento diplomático, mas todas as parcerias vindouras entre ambos os países”Karen Pence, segunda-dama dos Estados Unidos

 

Renovar as relações com a capital estadunidense é uma forma de promover a cultura de paz e a sustentabilidade, de acordo com Márcia Rollemberg.

 

“Que possamos aprofundar nossos laços de amizade e de cooperação, nos tornando cidades-irmãs por sermos capitais e por estarmos juntas na busca dos objetivos do desenvolvimento sustentável”, defendeu Márcia.

 

Para a segunda-dama dos Estados Unidos, o ipê-branco sinaliza também colaborações futuras: “A árvore plantada representa não só um evento diplomático, mas todas as parcerias vindouras entre ambos os países”, disse Karen Pence.

 

Visita oficial da gestão Donald Trump ao Brasil

 

A atividade faz parte da programação da primeira visita oficial do vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, ao Brasil. Mais cedo, Pence almoçou com o presidente da República, Michel Temer, no Palácio do Itamaraty.

 

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, participou do encontro ao lado de outras autoridades. O almoço englobou assuntos como a situação de famílias brasileiras detidas em solo norte-americano, o cenário político da Venezuela e a retomada das negociações para o uso da base de lançamento de foguetes de Alcântara, no Maranhão, pelos Estados Unidos.

 

EDIÇÃO: VANNILDO MENDES

 

Assessoria Internacional - Governo de Brasília

Assinter

Anexo do Palácio do Buriti, 2º andar, Sala 211 - CEP: 70075-900 Telefone: (61) 3961.4685 | E-mail assessoria.internacional@buriti.df.gov.br