Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/05/17 às 17h45 - Atualizado em 15/02/18 às 17h08

Brasília firma parceria com Cidade do México e Montevidéu

Os documentos assinados entre as capitais do Brasil, do México e do Uruguai apliam a cooperação e o intercâmbio entre as cidades ibero-americanas para o desenvolvimento local

VINICIUS RENNER, DA ASSESSORIA INTERNACIONAL


Por ocasião do Fórum Mundial sobre Violências Urbanas e Educação para a Convivência e a Paz, realizado em Madrid, o Governo de Brasília assinou Declaração de Intenções com a Cidade do México e Memorando de Cooperação Integral com a Cidade de Montevidéu, com o fito de fortalecer o relacionamento existente e estabelecer uma parceria em temas estratégicos para gestão pública local. 

Mexico 1

Com a Cidade do México, Brasília firmou Declaração de Intenções com base nos laços recentes e em temas prioritários que conformam os respectivos planos de governo, como educação, cultura, desenvolvimento social e meio ambiente. A expectativa é de que a Declaração seja acompanhada por atos complementares em áreas específicas.

Além disso, por meio da Aliança Euro-latino-americana de cooperação entre as cidades (Projeto Allas), ambos os governos tem colaborado para implementação dos processos de diálogo cidadão para internacionalização de Brasília, experiência realizada pela Cidade do México em 2011. A expectativa, nesse caso, é de estabelecer memorando de cooperação integral para o desenvolvimento do processo consultivo. 


Montevideo 1

Com a Cidade de Montevidéu, Brasília firmou Memorando de Cooperação Integral, com ênfase no compartilhamento de experiências em gestão de recursos hídricos e combate ao racismo, à discriminação e à xenofobia. 

O Memorando está amparado em um repositório de mais de 30 anos de experiências entre mais de 30 cidades ibero-americanas, por meio da União de Cidades Capitais Ibero-Americanas (UCCI). A “Cooperação Integral”, por outro lado, é uma nova forma de ação internacional dos entes subnacionais, por meio de uma verdadeira e recíproca cooperação para o desenvolvimento local e territorial.

A Cooperação reveste-se de ainda mais relevância quando se considera a realização do 8º Fórum Mundial da Água em Brasília (2018) e o comprometimento de Brasília com a Coalizão Latino-Americana e Caribenha de Cidades Contra o Racismo, a Discriminação e a Xenofobia, coordenada pela Cidade de Montevidéu. 

Fotos: Assessoria Internacional

Escritório de Assuntos Internacionais - Governo do Distrito Federal

EAI-DF

Anexo do Palácio do Buriti, 2º andar,
Sala 211 - CEP: 70075-900
Telefone: (61) 3961-4685
escritorio.internacional@buriti.df.gov.br