Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/02/20 às 17h56 - Atualizado em 20/02/20 às 17h56

Brasília participa do 14º Encontro de Diretores da União de Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI)

 

Nesta semana ocorre o 14º Encontro de Diretores de Relações Internacionais e Coordenadores da União de Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI), em Madri, na Espanha. Representando Brasília, a Chefe do Escritório de Assuntos Internacionais do GDF, Renata Zuquim, participa do evento. Composta por 30 cidades, a rede tem como objetivo fomentar os vínculos, relações e intercâmbios de diversos tipos entre as cidades capitais.

 

Durante o encontro, estão sendo discutidas possibilidades de cooperação internacional com cidades que são referência em políticas públicas destinadas a diversas áreas do governo. “Trata-se de uma oportunidade para compartilharmos boas-práticas com cidades como Barcelona, Buenos Aires, Lisboa, entre outras”, destacou Renata Zuquim.

 

O Governo do Distrito Federal ocupa hoje a posição de vice-presidente da Área Temática de Governança, tema que também será debatido durante as reuniões setoriais do evento. “Nosso objetivo é trocar experiências e conhecer iniciativas exitosas nessa temática tão importante para a gestão de cidades”, avalia Renata Zuquim. Atualmente, os principais projetos do GDF voltados para governança abrangem: verificação das políticas de aquisição, desburocratização, capacitação de servidores, programa e cartilha da Política de Governança Pública Distrital.

 

Além disso, as reuniões servirão para que os integrantes do Comitê Executivo da UCCI pensem no planejamento estratégico da rede para os próximos quatro anos, bem como elaborem a agenda de trabalho para este ano de 2020.

 

As despesas com passagens, hospedagem e traslado foram integralmente custeadas pela UCCI.

 

Saiba mais – A União de Cidades Capitais Ibero-americanas é uma organização internacional sem fins lucrativos, fundada em outubro de 1982, que representa mais de 100 milhões de pessoas que vivem em suas capitais. Dezenas de cidades participam do encontro em Madri: Andorra la Vella (Principado de Andorra), Assunção (Paraguai), Barcelona e Madri (Espanha), Bogotá (Colombia), Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo (Brasil), Buenos Aires (Argentina), Guatemala (Guatemala), Havana (Cuba), La Paz e Sucre (Bolívia), Cidade do México (México), Montevidéu (Uruguai), São José (Costa Rica), San Salvador (El Salvador), Santiago (Chile) e Tegucigalpa (Honduras).

 

Assessora de Comunicação

Escritório de Assuntos Internacionais

Governo do Distrito Federal

+55 61 3961-4414

renata.chamarelli@buriti.df.gov.br

www.internacional.df.gov.br

Escritório de Assuntos Internacionais - Governo do Distrito Federal

EAI-DF

Anexo do Palácio do Buriti, 2º andar,
Sala 211 - CEP: 70075-900
Telefone: (61) 3961-4685
escritorio.internacional@buriti.df.gov.br