Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/03/14 às 12h29 - Atualizado em 24/03/14 às 12h59

Brasília sediará etapa do Mundial de Fórmula Indy

Prova será realizada no Autódromo Internacional Nelson Piquet no período de 2015 a 2019

FotoIndy

 

BRASÍLIA (21/3/14) – O Brasil assegurou nesta sexta-feira (21) seu retorno ao calendário de provas do campeonato mundial de Fórmula Indy. A boa notícia para o brasiliense é que a sede da etapa brasileira, nos próximos cinco anos, será o Autódromo Nelson Piquet.


O Termo de Compromisso que traz o evento para a capital do país, já em 2015, foi assinado hoje em São Paulo pelo governador Agnelo Queiroz e representantes da Band – Grupo de Rádio e Televisão, que detém os direitos de exclusividade para a organização da corrida no Brasil, na presença do ex-presidente Lula. 


O documento estabelece que o GDF deverá adotar todas as medidas administrativas e legais destinadas a viabilizar a realização da etapa brasileira do campeonato mundial de Fórmula Indy no período de 2015 a 2019.


“Trabalhamos diuturnamente com vistas à promoção turística e à divulgação do Distrito Federal. Essa é, certamente, uma conquista não só de Brasília e dos brasilienses, mas de todos os apaixonados pelas competições automotivas no Brasil e no mundo”, afirmou o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, durante a assinatura do acordo.


O chefe do Executivo local destacou também que a realização da etapa brasileira da Fórmula Indy é uma oportunidade de projetar a capital do país como uma cidade moderna e com capacidade de recepcionar eventos esportivos internacionais de alta tecnologia e de grande magnitude.


“Essa exposição mundial da cidade estimulará, de forma direta, não somente a promoção de eventos na capital do país, mas também a atividade turística, movimentando principalmente o setor de serviços ao gerar empregos diretos e indiretos, o que contribui para o desenvolvimento econômico da região”, garantiu Agnelo.


O GDF deverá garantir e custear as adaptações, manutenção e reformas necessárias no circuito onde será realizada a prova, o que inclui itens de infraestrutura e medidas de segurança.

Brasília será a terceira cidade brasileira a receber a Indy. Antes de chegar à capital federal, a competição passou pelo Rio de Janeiro, no oval de Jacarepaguá, entre 1996 e 2000, e por São Paulo, no circuito de rua do Anhembi, às margens do Tietê, entre 2010 e 2013. 


HISTÓRIA – A Fórmula Indy é uma das principais competições automobilísticas do mundo, semelhante à Fórmula 1, principalmente na silhueta dos veículos. A categoria foi fundada em 1996 com o circuito oval 500 Milhas de Indianápolis, conhecida como Indy 500. Desde o início, a Fórmula Indy teve a presença de vários ícones do automobilismo mundial, como Michael Andretti, Emerson Fittipaldi – vencedor das Indy 500 em 1989 e 1993 -, Nigel Mansell e Nelson Piquet.

Escritório de Assuntos Internacionais - Governo do Distrito Federal

EAI-DF

Anexo do Palácio do Buriti, 2º andar,
Sala 211 - CEP: 70075-900
Telefone: (61) 3961-4685
escritorio.internacional@buriti.df.gov.br