Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/02/14 às 12h16 - Atualizado em 10/03/14 às 14h24

Brasília vai sediar o Fórum Mundial da Água em 2018


Evento projeta a Capital Federal e o bioma do Brasil iternacionalmente

FotoForumAgua

Brasília vence a disputa e vai sediar o 8º Fórum Mundial da Água em 2018. A decisão foi proclamada hoje (26) na Coreia do Sul. A capital brasileira concorria com Copenhagen (Dinamarca). Presente no momento da votação do Conselho Mundial da Água, o governador Agnelo Queiroz disse que esta vitória é extraordinária para Brasília e para o Brasil. “Este evento traz o debate de um tema essencial para o desenvolvimento humano: a água, que é usada na indústria, na agricultura, na geração de energia e no abastecimento das cidades. Brasília se torna agora a Capital da Água e vamos atrair eventos preparatórios até 2018”. 

O secretário-chefe da Assessoria Internacional do GDF, Odilon Frazão, fala que Brasília ter sido escolhida para sediar o Fórum Mundial da Água em 2018 é de grande importância para o posicionamento global qualificado da Capital Federal. “Ser sede deste importante evento não apenas qualifica o posicionamento internacional de Brasília, como também promove o debate global da água e da sustentabilidade para nossa região”, destaca.

A região do Distrito Federal é drenada por cursos d´água pertencentes a três das mais importantes bacias hidrográficas brasileiras: São Francisco (Rio Preto), Tocantins / Araguaia (Rio Maranhão) e Paraná (rios São Bartolomeu e Descoberto). Está concentrada no Brasil 12% da água doce superficial do planeta, além de grandes aquíferos subterrâneos. O país dispõe também de um amplo conjunto de boas práticas em gestão de recursos hídricos e tem desempenhado um papel relevante em ações de cooperação internacional.

O Evento – O Fórum Mundial da Água é o mais importante evento técnico relacionado à água do mundo. Ele contribui para aumentar a importância desse tema na agenda política internacional e cria um consenso para solucionar problemas relacionados à água e saneamento, contribuindo para a formulação de políticas públicas nas questões afetas à gestão integrada e ao uso racional dos recursos hídricos. Este evento é promovido a cada três anos pelo Conselho Mundial da Água.

Já foram realizadas seis edições do Fórum. A última, realizada em Marselha, na França a participação do Brasil teve um destaque especial. O País mobilizou quase 70 instituições brasileiras entre governamentais, não-governamentais e privadas. A sétima edição, prevista para 2015, será realizada na Cidade de Daegu, na Coreia do Sul.

Edições anteriores:

1997 – Marrakesh, Marrocos

2000 – Haia, Holanda

2003 – Kyoto, Japão

2006 – Cidade do México, México

2009 – Istambul, Turquia

2012 – Marselha, França em 2012

Escritório de Assuntos Internacionais - Governo do Distrito Federal

EAI-DF

Anexo do Palácio do Buriti, 2º andar,
Sala 211 - CEP: 70075-900
Telefone: (61) 3961-4685
escritorio.internacional@buriti.df.gov.br