Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/01/20 às 15h12 - Atualizado em 9/01/20 às 15h25

Busto de Mahatma Gandhi é inaugurado no Parque da Cidade

Busto de Mahatma Gandhi no Parque da Cidade

Em comemoração aos 60 anos de Brasília e ao 150º aniversário de nascimento de Mahatma Gandhi (celebrado em 2 de outubro), Brasília ganhou da Embaixada da Índia um busto do líder pacifista indiano. A inauguração da estátua de bronze ocorreu nesta quinta-feira, 9, no Parque da Cidade, próximo à lagoa, no estacionamento nº 10. A cerimônia contou com a presença do governador em exercício do DF, Paco Britto, da chefe do Escritório de Assuntos Internacionais, Renata Zuquim, da secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, e de diversas autoridades do DF.

 

Em seu discurso, Britto chamou atenção para o simbolismo do busto, que retrata não apenas a figura de Mahatma Gandhi, mas sua defesa histórica da cultura de fraternidade, da não-violência e da paz. “Esse presente demonstra o objetivo compartilhado entre Índia e Brasil, de unir esforços entre as nações para a disseminar uma cultura baseada nos laços de amizade e cooperação celebrados entre as nações, a fim de promover uma sociedade mais pacífica e inclusiva”, afirmou.

 

O governador em exercício também ressaltou características da capital: terceira maior cidade do Brasil, que desde a sua inauguração, acolhe pessoas vindas de diversas partes do país e do mundo, abrigando mais de 130 embaixadas e diversos organismos internacionais, além de ser a sede dos Poderes da República. “Brasília demonstra, desde o princípio, sua vocação internacional e sua capacidade de integração entre os povos de forma harmoniosa. Estamos muito honrados com esse presente, especialmente, por ocorrer no bojo dos 60 anos da nossa capital”, acrescentou.

 

A secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, destacou qualidades turísticas da cidade nos setores da cultura e religião e agradeceu o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que aprovou a instalação do busto. Ela frisou ainda que Brasília possui “um pólo gastronômico incrível, o terceiro maior do país, temperado com todos os tipos de ervas e especiarias capazes de satisfazer o paladar dos turistas mais exigentes”.

 

Já o vice-chefe de Missão da Embaixada da Índia em Brasília, S. Koventhan, salientou a importância da mensagem de paz defendida por Mahatma Gandhi e agradeceu a participação de todos os setores do GDF envolvidos na parceria para a instalação do busto no Parque da Cidade. Com aproximadamente 300 quilos, o busto de Gandhi integra uma ação mundial do Estado indiano em homenagem ao seu legado.

 

 

AssessorIa de Comunicação

Escritório de Assuntos Internacionais / Governo do Distrito Federal

Office of International Affairs

+55 61 3961-4414

renata.chamarelli@buriti.df.gov.br

 

Fotos: EAI-DF/Renata Chamarelli

Escritório de Assuntos Internacionais - Governo de Brasília

EAI-DF

Anexo do Palácio do Buriti, 2º andar,
Sala 211 - CEP: 70075-900
Telefone: (61) 3961-4685
escritorio.internacional@buriti.df.gov.br