Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/03/14 às 21h05 - Atualizado em 20/03/14 às 23h18

CIL de Taguatinga atenderá 8 mil alunos

Capacidade foi duplicada com inauguração de nova sede

 fotoCILT

Brasília, 11 de março de 2014 – A capacidade de atendimento do Centro Interescolar de Línguas de Taguatinga (Cilt) foi duplicada com a inauguração, nesta terça-feira (10), da nova estrutura física da instituição, que passou de 700 m² para 2,1 mil m². Ao todo, 8 mil alunos de escolas públicas da cidade e de regiões próximas serão beneficiados com o ensino gratuito de inglês, espanhol, francês, japonês e alemão.

 

“Construímos esta estrutura de alto padrão, que é a marca do nosso governo, e, ao dobrar a capacidade do centro, queremos ampliar o acesso e as oportunidades aos alunos da nossa rede pública. Não abrimos mão de forma alguma de ter uma estrutura desse nível, e a cada dia vemos grandes vitórias na educação. Isso é maravilhoso”, ressaltou o governador Agnelo Queiroz.

 

“O ensino de lingua estrangeira oferecido pelo governo Agnelo Queiroz é o que vai garantir, no futuro, o posicionamento global do Distrito Federal e melhorar as condições de vida da população. Os CILs são fundamentais para a qualificação dos nossos alunos e a ampliação vai possibilitar que mais estudantes da rede pública possam ter acesso ao ensino de qualidade de um outro idioma”, disse o Secretário-Chefe da Assessoria Internacioal do GDF, Odilon Frazão.

 

Criado há 26 anos, o Cilt funcionava no Centro Educacional 02 de Taguatinga, conhecido como “Centrão”, e tinha à disposição dos alunos apenas quatro salas de aula. Agora, na nova edificação, os estudantes contam com 24 salas dispostas em ambiente arejado e planejado, o que contribui de forma significativa para o aprendizado.

 

“Antes a estrutura não era muito boa. As salas eram pequenas e quentes, e agora temos esse novo prédio onde somos bem atendidos”, frisou a estudante do primeiro nível do curso de inglês, Kelly Karolynny, 14 anos.

 

Os Centros foram criados há 40 anos pela professora Nilce Galante e hoje contam com 700 professores e 33 mil alunos atendidos em outras sete unidades, além da de Taguatinga.

 

Diante da importância dos centros, o governador anunciou que reformará, nos mesmos moldes e qualidade, todas as unidades do Cil do DF. As unidades atuais estão localizadas em Ceilândia, Gama, Sobradinho, Brazlândia, Guará, duas no Plano Piloto e a recém-inaugurada, em Taguatinga, funciona no Setor QSB, Área Especial 3/4.

Escritório de Assuntos Internacionais - Governo do Distrito Federal

EAI-DF

Anexo do Palácio do Buriti, 2º andar,
Sala 211 - CEP: 70075-900
Telefone: (61) 3961-4685
escritorio.internacional@buriti.df.gov.br