Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/11/17 às 19h42 - Atualizado em 15/02/18 às 17h10

Comitiva da Indonésia visita Arquivo Público do DF

da ASSESSORIA INTERNACIONAL, COM INFORMAÇÕES do arquivo público

 WhatsApp Image 2017-11-16 at 14.03.28

Uma comitiva internacional visitou, nesta última terça-feira (14), o Arquivo Público do Distrito Federal (ArPDF). O intuito da visita de representates do governo indonésio foi buscar informações detalhadas sobre a interiorização da capital brasileira, realizada no final dos anos 1950, no governo Juscelino Kubitschek (1956-1961). A delegação foi liderada pelo Assessor Especial do Ministro do Planejamento e Desenvolvimento Nacional da Indonésia, Dr. Imron Bulkin. A ideia é que os critérios de seleção utilizados para escolher o sítio da capital possam servir de subsídio para o governo indonésio, que, desde julho deste ano, vem estudando a possibilidade de mudar a capital do país, Jacarta, para outro local. 

Durante o encontro, o grupo estrangeiro ouviu da coordenadora de arquivo permanente, Marli Guedes, todos os detalhes do processo de mudança da capital brasileira do Rio de Janeiro para Brasília, desde as primeiras comissões exploradoras do Planalto Central, lideradas pelo astrônomo belga Luiz Cruls, passando pelo concurso do Plano Piloto, vencido por Lucio Costa, até a epopeia que foi a construção da nova capital e os primeiros sinais de urbanização da nova metrópole.

Após as explanações da equipe do ArPDF, a comitiva internacional – composta, ainda, pelo primeiro-secretário da embaixada da Indonésia, Sr. Febrizki Mukti, e pelo Sr. Albert Pondaag, do staff de assuntos políticos da embaixada – foi convidada a conhecer alguns dos documentos ligados à transferência da capital para o Planalto Central. Entre as preciosidades do acervo do Arquivo, consta o Relatório Belcher, produzido pela empresa norte-americana Donald Belcher & Associates, especializada em interpretações de fotos aéreas. O documento traz informações e levantamentos geológicos, topográficos, cartográficos, hidrográficos e energéticos da região, sendo fundamental para escolha do sítio onde seria contruída a nova capital. 

A visita de representantes do governo indonésio foi intermediada pela Assessoria Internacional do governo de Brasília e acompanhada de perto pelo conselheiro Marcelo Salum, chefe da Divisão da ASEAN (Associação de Nações do Sudeste Asiático) e do Timor Leste, do Ministério das Relações Exteriores. 

Fotos: Arquivo Público

Escritório de Assuntos Internacionais - Governo do Distrito Federal

EAI-DF

Anexo do Palácio do Buriti, 2º andar,
Sala 211 - CEP: 70075-900
Telefone: (61) 3961-4685
escritorio.internacional@buriti.df.gov.br