Governo do Distrito Federal
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26/09/16 às 14h35 - Atualizado em 27/09/16 às 19h58

Conselho de Desenvolvimento do Turismo contribui para internacionalização de Brasília

Desde seu relançamento, o Conselho conta com participação ativa da Assessoria Internacional

Bianca Moura, da Secretaria de Turismo


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Representantes do Conselho de Desenvolvimento do Turismo (Condetur) se encontraram, na tarde desta terça-feira (20), na 55ª Reunião Ordinária, na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), para apresentarem projetos relacionados ao desenvolvimento do setor.

A Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer aproveitou a oportunidade para apresentar um resumo da pesquisa produzida durante os Jogos Olímpicos, em que Brasília recebeu dez partidas de futebol, sobre a impressão geral dos visitantes em relação à capital. De 3 a 13 de agosto, 1.970 pessoas foram entrevistadas.

“Consideramos os resultados positivos, já que os turistas abordados avaliaram positivamente a nossa cidade, em áreas como segurança, limpeza, sinalização e hospitalidade. Resultado disso foi que quase 90% das pessoas afirmaram que voltariam à Brasília”, destaca o secretário-adjunto de Esporte, Turismo e Lazer, Jaime Recena.

A pesquisa propôs avaliar o turismo local sob o olhar do visitante atípico, aquele atraído pelos Jogos Olímpicos. A abordagem ocorreu nos principais atrativos turísticos, além dos arredores do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha nos dias de jogos. A pesquisa completa deve ser divulgada oficialmente nos próximos dias no Observatório do Turismo.

Mais projetos
Outra questão apresentada durante o encontro foi a possibilidade da realização de um concurso para a eleição de uma marca representante de Brasília. A proposta da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) pretende mobilizar a população para a escolha de um símbolo da capital.

“Queremos nos inspirar em algo no modelo do “I Love Nova York”, um dos logotipos mais consumidos no mundo. Vários estados do Brasil já possuem uma marca com características próprias. Com Brasília, não vai ser diferente, com a criação de uma marca que reflita o orgulho que temos da nossa capital”, avalia a diretora-presidente da entidade, Claudia Maldonado.

A intenção é reunir personalidades de setores distintos da sociedade brasiliense para participarem, voluntariamente, da banca de notáveis do júri que elegerá a marca.

Outras questões abordadas na reunião foram a possibilidade de criação de uma Frente Parlamentar do Turismo, com apoio de deputados distritais diversos, e a execução em Brasília do projeto Embaixador do Turismo, de criação da Fundação Assis Chateaubriand.

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