Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/04/14 às 15h51 - Atualizado em 27/04/14 às 16h07

Crianças do GDF Jogam pelos Direitos Humanos e Contra a Discriminação

O torneio “EuroCopa Mirim” reuniu 320 crianças de escolas públicas do DF e autoridades estrangeiras no Parque da Cidade.

FotoEurocopa

O combate à discriminação e a promoção dos direitos humanos foram os temas principais deste sábado (26) nas quadras poliesportivas do Parque da Cidade. A “EuroCopa Mirim” reuniu 320 estudantes de 32 escolas públicas do Distrito Federal cujos uniformes representaram os países membros da União Europeia e o Brasil. O torneio foi fruto da iniciativa “Futuro em Jogo: Pelos Direitos Humanos, pelas Crianças e pelo Futuro”, realizada pela UE em conjunto com o GDF e Governo Federal, que levou diversas atividades de sensibilização sobre os direitos humanos a todas as regionais distritais de ensino. Além de aprender sobre os países membros da UE e engajamento social no combate à discriminação, as crianças receberam uniforme completo para a competição: chuteira futsal, meião, calção e camiseta.

A categoria feminina foi vencida pela Centro Educacional 03 e Centro de Ensino Fundamental 02 de Planaltina, representando a Romênia, seguida da Centro de Ensino Fundamental 03 e Centro de Ensino Fundamental 07 de Sobradinho, que vestiu as cores da Irlanda. No torneio masculino, a taça de campeão foi dada aos alunos do Centro de Ensino Fundamental 1 e do Centro Educacional Juscelino Kubitschek do Núcleo Bandeirante, representando da República do Chipre, e a segunda colocação ficou para os jogadores do CAIC e da Escola Classe 407 de Samambaia, que defenderam o uniforme da Finlândia. Todos os competidores receberam medalha de participação.

Diálogo pelos Direitos Humanos – Em 2013, GDF, UE e Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, assinaram memorando de entendimento prevendo esforços conjuntos pela promoção dos direitos humanos e o combate à discriminação através da educação e do esporte. A embaixadora da UE, Ana Paula Zacarias, acredita que “o esporte pode ser um instrumento muito interessante para promover os direitos humanos e ajudar na luta contra a discriminação”. O secretário de Estado chefe da Assessoria Internacional do GDF, Odilon Frazão, falou da importância dessas iniciativas: “não há cidade que seja competitiva e que entregue desenvolvimento e oportunidades aos seus cidadãos sem que esteja comprometida com os direitos universais do Homem”.

A EuroCopa Mirim contou com a presença especial do Alto Representante para Direitos Humanos da UE e ex-chanceler da Grécia, Stravos Lambrinidis. Estavam presentes também, além do secretário Odilon Frazão e da embaixadora Ana Paula Zacarias, o secretário de Educação, Marcelo Aguiar, o embaixador da Grécia no Brasil, Dimitri Alexandrakis, a Embaixadora do Chipre no Brasil, Martha Mavrommatis e outras autoridades locais e internacionais.

Escritório de Assuntos Internacionais - Governo do Distrito Federal

EAI-DF

Anexo do Palácio do Buriti, 2º andar,
Sala 211 - CEP: 70075-900
Telefone: (61) 3961-4685
escritorio.internacional@buriti.df.gov.br