Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/03/15 às 20h57 - Atualizado em 4/03/15 às 20h59

DF e União Europeia traçam estratégias de aproximação

Encontro entre o governador Rodrigo Rollemberg e embaixadores da União Europeia foi o primeiro passo para uma maior integração entre Brasília e os países-membros do bloco.

ReuniaoUniaoEuropeia

BRASÍLIA (5/2/2015) — O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, o chefe da Casa Civil, Hélio Doyle, e membros do secretariado receberam uma delegação de 25 representantes de embaixadas da União Europeia. Jamais um grupo tão numeroso esteve em um encontro no Palácio do Buriti. A reunião da manhã desta quinta-feira (5) marcou o início de estratégias destinadas a criar uma maior aproximação de Brasília com os países do bloco para trocas de conhecimentos e elaboração de acordos multilaterais.

“Temos muito interesse em aprofundar a cooperação com esses países em diversos níveis, como social, econômico e cultural”, explicou o governador, elencando os principais pontos a serem abordados nesse intercâmbio. “Vamos enfatizar as áreas de tecnologia da informação no sentido de viabilizar a instalação de um polo tecnológico digital no DF; turismo, que é uma vocação natural de Brasília; economia criativa, mobilidade urbana e setores fundamentais como saúde, educação e segurança”.

Algumas programações para reforçar a participação dos países-membros da União Europeia na cidade já foram divulgadas. Em abril, o bloco participará da Frente Nacional de Prefeitos, tratando de assuntos referentes ao desenvolvimento sustentável. Para maio, o mês da Europa no Brasil, será programado um conjunto de atividades culturais, cívicas e esportivas. Junho terá um fórum empresarial encabeçado pela Embaixada da França. Por fim, em novembro, a Embaixada da Áustria apresentará concertos visando a angariar verba para o combate ao câncer infantil.

“Somos todos moradores do DF e temos total interesse em participar e colaborar em vários programas”, garantiu a chefe da delegação e embaixadora da União Europeia, Ana Paula Zacarias.

Propostas

A delegação europeia fez diversas propostas. Uma delas é a criação de um portal para que as embaixadas possam publicar e ofertar seus programas, o que viabilizaria uma maior participação dos brasilienses. Eles ainda buscarão opções de atividades para o público para o aniversário de Brasília no ano que vem. Ainda em processo de estruturação, existem propostas para a realização de eventos empresariais e de tecnologia em parceria com o governo.

Fonte: Agência Brasília
Matéria Agência Brasília 

Escritório de Assuntos Internacionais - Governo do Distrito Federal

EAI-DF

Anexo do Palácio do Buriti, 2º andar,
Sala 211 - CEP: 70075-900
Telefone: (61) 3961-4685
escritorio.internacional@buriti.df.gov.br