Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/04/20 às 19h43 - Atualizado em 30/04/20 às 19h43

EAI participa de webinar do Observatório de Cooperação Descentralizada da Aliança eurolatinoamericana de cooperação entre cidades (AL-LAS)

 

O Escritório de Assuntos Internacionais do GDF participou nesta quinta-feira (30), da 1ª webinar que trata sobre a Covid-19 e a cooperação descentralizada da Aliança eurolatinoamericana de cooperação entre cidades (AL-LAS). “O impacto da Covid-19 nos governos locais da Europa e América Latina e suas principais medidas de contenção” foi o tema tratado neste primeiro encontro.

 

No total serão realizadas três webinars, onde os participantes poderão falar sobre o progresso desde o primeiro momento de contenção em que nos encontramos, em relação às propostas comuns que contribuem para redefinir a cooperação descentralizada entre a União Europeia (UE) e a América Latina (AL) e direcionar novas práticas de ação internacional que forneçam soluções conjuntas aos governos locais, tanto para mitigar os efeitos da COVID-19, como para lidar com um mundo que estava se moldando de forma diferente, mesmo antes a pandemia.

 

Soluções inovadoras como novas formas de dar tratamento aos dados pessoais, georreferenciamento, tecnologias de reconhecimento facial, por exemplo, foram colocadas em debate no encontro do dia de hoje.

 

O próximo encontro acontecerá no dia 12 de maio e discutirá “O papel da cooperação descentralizada e a atuação internacional diante da crise sanitária, econômica e social causada pela COVID-19”. Para encerrar, o último encontro tratará sobre as “Perspectivas de cooperação descentralizada União Europeia – América Latina pós COVID-19” e será realizado em 26 de maio.

 

Entre os mais de 180 participantes da webinar, estiveram representados diversos governos locais, como Santiago (Chile), Cidade do México (México), Madri e Barcelona (Espanha), Bologna (Itália), Buenos Aires (Argentina), as brasileiras Rio de Janeiro, Belo Horizonte, além de Brasília. Estiveram também presentes representantes de Associações Municipais e de Redes de Cidades, como Metropolis e Mercocidades, das quais Brasília é membro.

Escritório de Assuntos Internacionais - Governo do Distrito Federal

EAI-DF

Anexo do Palácio do Buriti, 2º andar,
Sala 211 - CEP: 70075-900
Telefone: (61) 3961-4685
escritorio.internacional@buriti.df.gov.br