Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/04/16 às 17h29 - Atualizado em 13/04/16 às 18h28

Educação para a paz em segurança pública

A visita à Universidade Holística Internacional da Paz de Brasília teve como pauta a criação de possíveis parcerias entre o Governo de Brasília e a UNIPAZ-DF.

IMG 5570

A Secretária de Estado de Segurança Pública e Paz Social, Márcia de Alencar Araújo, e a Secretária-Adjunta de Cultura do Distrito Federal, Nanan Lessa Catalão, acompanhadas do Chefe da Assessoria Internacional, Everton Lucero, foram recebidas pelo Reitor da Universidade Holística Internacional da Paz de Brasília, Roberto Crema, pela Vice-Reitora, Lídia Rebouças, pela Presidente da Fundação Cidade da Paz, Maria Cristina Carvalhedo, e por seu Colegiado, no dia 7/4/16.  

A visita teve como pauta a criação de possíveis parcerias entre o GDF e a UNIPAZ-DF para apoiar as iniciativas de promoção de Brasília como uma Cidade da Paz. Tratou-se, em particular, de possível cooperação para capacitar servidores da área de segurança na humanização das abordagens e negociações de conflito, para a busca de soluções pacíficas a questões de segurança pública. A Secretária de Segurança Pública propõe apoiar formação continuada do contingente policial e dos gestores de segurança pública em uma abordagem diferenciada, que reforce o projeto “Viva Brasília: Nosso Pacto pela Vida”.

Brasília é uma das poucas cidades a possuírem uma Universidade Internacional da Paz-UNIPAZ, que foi criada e instalada na cidade em 1986. Em toda unidade da UNIPAZ utiliza-se metodologia da cultura de paz desenvolvida por seu fundador, o francês Pierre Weil (1924-2008) e sua equipe, com metodologia reconhecida pela UNESCO. Aproximadamente 20 mil brasileiros foram treinados para a aplicação dessa metodologia em suas comunidades.

Pierre Weil, educador e psicólogo francês, é autor de diversos livros, mudou-se para Brasília e fundou a UNIPAZ, tendo morado na cidade de 1987 até sua morte, em 2008. Sua atuação em favor da construção de uma cultura de paz rendeu-lhe homenagens póstumas, reconhecimento internacional e abriu caminhos para parcerias da UNIPAZ no exterior.

A Assessoria Internacional apoia, assim, ações locais com temas globais, no âmbito da construção de uma cultura da paz, que tenham impacto positivo na comunidade em que é implantado e que ajudem a projetar a imagem internacional de Brasília.

Escritório de Assuntos Internacionais - Governo do Distrito Federal

EAI-DF

Anexo do Palácio do Buriti, 2º andar,
Sala 211 - CEP: 70075-900
Telefone: (61) 3961-4685
escritorio.internacional@buriti.df.gov.br