Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/09/15 às 12h53 - Atualizado em 18/07/17 às 17h16

Embaixada da Belarus abre as portas para estudantes do Itapoã

Projeto piloto do governo deve levar alunos de escolas públicas a diversas representações diplomáticas até o fim do ano

pepa belarus principal

Trinta alunos do Centro de Ensino Fundamental Zilda Arns do Itapoã, foram recepcionados, nesta quinta-feira (10), pela Embaixada da Belarus, no Lago Sul. A visita faz parte do projeto Embaixada de Portas Abertas, iniciativa da colaboradora do governo Márcia Rollemberg, esposa do governador, que esteve presente durante a recepção na Embaixada.

A professora Elizabeth Rosa acompanhou os alunos de 9 a 13 anos que foram recebidos pelo Embaixador da República da Belarus, Senhor Leonid Krupets e a Embaixatriz Lilia Krupets que apresentaram as instalações da Embaixada e um pouco da história daquele país.

Durante duas horas, as crianças receberam de Leonid e sua equipe informações sobre a cultura, a geografia, a gastronomia, entre outros aspectos da Belarus, pequeno país do Leste Europeu que tem cerca de 9,8 milhões de habitantes e faz fronteira com a Rússia, Ucrânia, Polônia, Lituânia, e Letônia.

Os estudantes conheceram, através de material audiovisual, além das explicações do Embaixador, um pouco do dia-a-dia dos bielorrussos. Em seguida assistiram vídeos como depoimento de uma brasileira que mora há seis anos na Belarus retratando a sua experiência como brasileira naquele país. As crianças fizeram um lanche de sobremesas típicas da Belarus e receberam um passaporte simbólico e um kit com informações e fotos da capital Minsk.

Conhecimento

Além de agregar conhecimento e cultura aos estudantes, o programa Embaixada de Portas Abertas possibilita o estabelecimento de um fluxo contínuo e estreito de comunicação das escolas com as embaixadas.

A iniciativa, que conta com o apoio das Secretarias de Educação e de Cultura, além da TCB e deve ser expandida a outras escolas da rede pública do DF. O primeiro piloto do programa ocorreu no dia 27 de maio na Embaixada de El Salvador, que recebeu estudantes do 5º ano da Escola Classe Varjão, a segunda ocorreu no dia 24 de junho na Embaixada da Áustria, que recebeu alunos da Escola Classe 66 do Sol Nascente, em Ceilândia. A Assessoria Internacional do gabinete do governador Rodrigo Rollemberg tem como meta contemplar, ainda no segundo semestre deste ano, outras escolas em diversas embaixadas.

Escritório de Assuntos Internacionais - Governo do Distrito Federal

EAI-DF

Anexo do Palácio do Buriti, 2º andar,
Sala 211 - CEP: 70075-900
Telefone: (61) 3961-4685
escritorio.internacional@buriti.df.gov.br