Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/11/19 às 13h11 - Atualizado em 12/11/19 às 15h51

Embaixada do Peru e SRI entregam duas toneladas de suprimentos para o Banco de Alimentos da Ceasa-DF

 Fotos: SRI-DF/Brenda Hada

 

Na manhã desta terça feira (12), a Embaixada do Peru, em parceria com a Secretaria de Relações Internacionais e a Ceasa-DF realizou a entrega de duas toneladas de alimentos para instituições sem fins lucrativos que destinarão os suprimentos às famílias em situação de vulnerabilidade no Distrito Federal.

 

As entregas foram realizadas na central do Banco de Alimentos, programa que surgiu como iniciativa para redução do desperdício de alimentos das Centrais de Abastecimento e que passou a ser um equipamento público de segurança alimentar e nutricional, uma vez que recebe mantimentos de diversas fontes para ser doado a instituições sócio assistenciais.

 

Os alimentos entregues foram arrecadados durante a IV edição do Festival Peruano, ocorrido no segundo semestre deste ano, com o objetivo de alinhar as atividades culturais da Embaixada a ações sociais. “Nosso intuito era compartilhar nosso trabalho com a unidade federativa, por isso solicitamos a doação de um quilo de alimento não perecível para os 13 mil participantes daquele evento”, explicou o Embaixador do Peru, Sr. Javier Raúl Martín Yépez Verdeguer.

 

“Vemos a atenção com o que foi doado e sabemos para quem os alimentos estão indo. Ficamos felizes de contribuir minimamente com a população e queremos fortalecer essas parcerias”, conclui, agradecendo ao trabalho das instituições presentes.

 

Ações desse porte fazem com que organismos trabalhem integrados visando aumentar seu impacto social e, a longo prazo, mitigar as desigualdades existentes. “Eventos já previstos nos calendários anuais das instituições ganham ainda mais importância quando conseguem materializar e transformar a cultura. É como alimentar o ser humano e a alma dele”, ressalta o Chefe de Gabinete da Secretaria de Relações Internacionais, Emiliano Abreu, tomando como exemplo o Festival realizado na parceria Embaixada do Peru-GDF.

 

Com isso, vem também a importância de encontrar instituições que possam mediar, efetivamente, as distribuições de alimentos de forma segura e para quem precisa. Agora, fruto da ação, 84 famílias são beneficiadas com o complemento alimentar de cestas básicas por meio do Banco de Alimentos-Ceasa.

 

“Não basta distribuir a quem já participa da instituição. É graças às parcerias como essa que aumentamos a arrecadação”, destacou a diretora de Segurança Alimentar e Nutricional do Banco de Alimentos-Ceasa, Lidiane de Matos Pires.

 

“Esse ano foram servidas cinco milhões de refeições, tendo o envolvimento também dos produtores locais. Por isso a parceria é importante e precisa continuar”, defende o presidente da CEASA, Wilder da Silva Santos.

 

Estiveram presentes para receber os suprimentos representantes do Centro Social Formar, do Projeto Nova Vida – Pronavi, do Instituto Leonardo Murialdo – CEMEC, do Instituto Social de Educação e Cultura – ISEC e da Associação dos Moradores do setor QNQ-QNR de Ceilândia.

 

“Somos da capital da República e precisamos dar exemplo. Sem a parceria de vocês passaríamos 15 dias sem fazer a sopa, sendo que lá a demanda é para toda hora”, relata a Sra. Helena Farias de Sousa, presidente da Associação dos Moradores do setor QNQ-QNR de Ceilândia.

 

“O alimento vai chegar em boa hora e bom momento. Muitas crianças na instituição não tem casa, então pelo menos elas fazem as refeições”, conta Poliana Silva Torres, assistente social do ISEC. “O adulto também precisa do alimento para, pelo menos, ter a força de dar o primeiro passo para arranjar um emprego”, conclui.

Escritório de Assuntos Internacionais - Governo de Brasília

EAI-DF

Anexo do Palácio do Buriti, 2º andar,
Sala 211 - CEP: 70075-900
Telefone: (61) 3961-4685
escritorio.internacional@buriti.df.gov.br