Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/08/17 às 17h27 - Atualizado em 15/02/18 às 16h41

Embaixadas de Portas Abertas realiza sua primeira visita do ano

Estudantes do Gama puderam conhecer um pouco da cultura e tradições de Israel 

VINICIUS RENNER, DA ASSESSORIA INTERNACIONAL


Israel  7

Os estudantes do CEF 11 do Gama tiveram uma manhã especial na última quinta-feira (17). Trinta e quatro alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais da história, geografia, cultura, idiomas e tradições do país levantino.

O encarregado de negócios da embaixada, Itay Tagner, conduziu a apresentação em um diálogo amistoso com os alunos. Ele fez um percurso pela história milenar e geografia diversa, destacando o acesso a quatro mares (Galileia, Mediterrâneo, Morto e Vermelho) e a agricultura no deserto (possível graças às tecnologias hídricas – irrigação por gotejamento – e sociais – como o kibutz, uma forma de comunidade autônoma e igualitária). 

“Projetos como esse mostram outras culturas, outros modos de viver. Acredito que seja uma forma mais prática, mais viável, que viajar para outro país, de conhecer um pouco mais. É um projeto que eu vejo como algo que permanece a paz, que junte a paz”, resumiu Davi Richard, um dos alunos participantes. 

Depois da apresentação do Ministro-Conselheiro Tagner, os alunos tiveram a oportunidade de experienciar um pouco da cena cultural israelense e do hibridismo de culturas, por meio da música. Eles viram e ouviram a versão em hebraico de “País Tropical” e o clipe “Tudo Bom”, que combina falas e ritmos brasileiros e israelenses. 

Ao final, foi servido um lanche e tirada a foto final, que estampa esta matéria. 

Embaixadas de Portas Abertas

Embaixadas de Portas Abertas é uma iniciativa do Governo de Brasília, promovido em parceria com a Secretaria de Educação, a TCB e a Assessoria Internacional, em conjunto com as representações diplomáticas e organismos internacionais. O objetivo é aproximar as escolas da rede de ensino do Distrito Federal das embaixadas e dos organismos acreditados em Brasília.

Várias embaixadas já abriram suas portas aos estudantes, que têm a oportunidade de levar para casa conhecimento sobre história, geografia, cultura e idiomas de cada um dos países. Com um formato simples e didático, as visitas são programadas e coordenadas com as representações diplomáticas, que podem contemplar uma apresentação do país, da embaixada ou dos seus diplomatas e suas respectivas atribuições.

As atividades ocorrem às quintas-feiras, quando os alunos saem da escola e passam uma manhã na embaixada. Estão confirmadas, para este semestre, as seguintes embaixadas: Gabão (24/08), Chile (31/08), Paraguai (14/09), Nicarágua (21/09), Argélia (28/09), Países Baixos (05/10), Coreia do Sul (19/10), China (28/10), Vietnã (09/11), Suécia (16/11) e Itália (23/11). 

As turmas são compostas por aproximadamente 30 alunos, acompanhados por professores e coordenadores. Os estudantes selecionados, com faixa etária entre 9 a 11 anos, preferencialmente dos Centros Interesescolares de Línguas e escolas públicas das regiões administrativas do DF. Neste ano, a Assessoria Internacional e a Secretaria de Educação reformularam o Embaixadas de Portas Abertas, de modo a oferecer a mais embaixadas a oportunidade de integrar a iniciativa.

Escritório de Assuntos Internacionais - Governo do Distrito Federal

EAI-DF

Anexo do Palácio do Buriti, 2º andar,
Sala 211 - CEP: 70075-900
Telefone: (61) 3961-4685
escritorio.internacional@buriti.df.gov.br