Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal

Embaixadas de Portas Abertas

 

Embaixadas de Portas Abertas é um programa do Governo do Distrito Federal que tem por objetivo construir e estreitar o relacionamento entre as embaixadas e as escolas em Brasília, por meio de visita de alunos às embaixadas e de diplomatas às escolas.

 

O programa visa oferecer aos estudantes acesso a conhecimentos de história, geografia, cultura e idiomas dos países visitantes. O programa também oferece aos diplomatas a oportunidade de conhecer Brasília e suas Regiões Administrativas.

 

Com um formato simples e didático, as visitas às representações diplomáticas costumam ser realizadas às quintas-feiras, pela manhã. Os estudantes conhecem um pouco da embaixada e do trabalho dos diplomatas, assistem a uma ou mais apresentações do país, participam de dinâmicas e provam comidas típicas dos países.

 

Ao todo foram realizadas 50 visitas a representações, acompanhadas de visitas de retorno às escolas e outras atividades resultantes do estreitamento da relação entre estudantes e embaixadas. Pesquisa de opinião junto às representações diplomáticas revelou que todas avaliam a experiência como positiva, e gostariam de participar novamente.

 

Idealizado pela colaboradora do governo, Márcia Rollemberg, Embaixadas de Portas Abertas é uma parceria da Secretaria de Educação, da Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB) — que leva os alunos às embaixadas — e da Assessoria Internacional. As atividades fazem parte do programa Criança Candanga, conjunto de políticas públicas voltadas para a infância e a adolescência em Brasília.

Secretaria Extraordinária de Relações Internacionais - Governo de Brasília

SRI

Anexo do Palácio do Buriti, 2º andar, Sala 211 - CEP: 70075-900 Telefone: (61) 3961.4685 | E-mail assessoria.internacional@buriti.df.gov.br