Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/09/19 às 10h54 - Atualizado em 20/09/19 às 12h40

Escola de Brazlândia recebe diplomatas de Benin pelo Programa Embaixadas de Portas Abertas

Foto: SRI-DF/Brenda Hada

 

 

A representação da Embaixada de Benin visitou, no dia 17 de setembro, a Escola Classe 09 de Brazlândia, no âmbito do Programa Embaixadas de Portas Abertas, iniciativa do Governo do Distrito Federal, coordenada pela Secretaria de Relações Internacionais (SRI-DF), com apoio da Secretaria de Educação (SEEDF) e a Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB).

 

Eles foram recepcionados pelos estudantes, gestores escolares, municipais e da regional de ensino por meio de apresentações sobre a escola e região administrativa de Brazlândia. Os representantes da Embaixada ficaram surpresos ao saber das áreas de preservação ambiental que a compõe e sobre a barragem do Rio Descoberto, que fornece mais de 60% de água para o Distrito Federal.

 

 

Os momentos culturais abrilhantaram o encontro, sendo uma oportunidade para os estudantes apresentarem os trabalhos que fizeram a partir dos conteúdos aprendidos na sala de aula e do intercâmbio iniciado com a Embaixada do Benin, desde o dia 22 de agosto.

 

Maíse França da Silva Torres, 11 anos, uma das alunas da escola, recitou um poema de sua autoria, criado durante as aulas da professora Janete Gomes; outros estudantes também apresentaram danças na linguagem brasileira de sinais (LIBRAS) e de festa junina.

 

 

 

Bem-Vindo Benin

Autora: Maíse França da Silva Torres, 11 anos

 

A terra nossa mãe

Trouxe de longe ao Brasil

Teus encantos, tua cultura

E a força do teu braço juvenil.

 

Seja bem-vindo Benin

Em nosso espaço formador

É aqui que aprendemos

A darmos grande valor

A tua herança trazida

Em meio aos mares de amor

Que ofereceu sem medida

Tua alegria, tua dança,

Tua crença, tua comida e tua cor.

 

Seja bem-vindo Benin

Seja bem-vindo aqui

Nossa escola te recebe

Com carinho e gratidão

Para formarmos hoje,

Um só coração.

 

Vital Kiti, Primeiro Secretário da Embaixada do Benin, têm expectativas positivas para o futuro dos participantes do projeto. “Vocês vão crescer com muita inteligência, porque são o futuro do mundo. Continuem estudando”, ele incentivou os alunos.

 

Emiliano Diógenes, chefe de gabinete da Secretaria de Relações Internacionais, parabenizou todas a pessoas envolvidas no projeto, especialmente os estudantes. “Os diplomatas vão lembrar do Brasil de uma forma muito melhor, por causa de vocês. Enquanto vocês estudam, nós, das secretarias, nos esforçaremos para continuar oferecendo oportunidades para vocês contarem suas histórias”.

 

A professora do 5º ano, Janaína Casagrande, participou desde o início do projeto e preocupava-se em corresponder às expectativas dele. “O desafio foi muito bom. A partir do momento que descobri para onde iríamos (Embaixada do Benin), começamos a pesquisar e a levar para os alunos a oportunidade de conhecimento sobre um outro país”, ela lembra. “Foi gratificante ver os olhos dos alunos brilhando quando visitamos a embaixada, porque era tudo o que tínhamos estudo em sala de aula sendo concretizado. Era um pedaço daquele país pertinho deles”. No final, ela confirma que o ganho foi para todos: professores, estudantes e escola.

 

A EC 09 de Brazlândia completou 10 anos de construção em 2019 e, atualmente, têm 667 alunos matriculados. Ela atende a população oriunda de toda a área da Expansão da Vila São José, além de áreas rurais próximas, como, por exemplo, um acampamento dos sem-terra denominado Deus é Nossa Força.

 

 

PEPA: Embaixada do Benin visita Escola Classe 09 de Brazlândia

Escritório de Assuntos Internacionais - Governo do Distrito Federal

EAI-DF

Anexo do Palácio do Buriti, 2º andar,
Sala 211 - CEP: 70075-900
Telefone: (61) 3961-4685
escritorio.internacional@buriti.df.gov.br