Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/11/19 às 19h48 - Atualizado em 7/11/19 às 19h58

Estudantes de Sobradinho vivenciam a cultura irlandesa pelo Programa Embaixadas de Portas Abertas

Atividades visam apresentar diferentes culturas aos jovens brasilienses e promover a cidadania global por meio de intercâmbios

 

Foto: SRI-DF/Brenda Hada

 

Nesta manhã (07), estudantes da Escola Classe Basevi visitaram a Embaixada da Irlanda pelo Programa Embaixadas de Portas Abertas – iniciativa do GDF coordenada pela Secretaria de Relações Internacionais (SRI-DF), com apoio da Secretaria de Educação (SEEDF) e a Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB).

 

O momento do encontro presencial dos alunos com o corpo diplomático representou a consolidação do conteúdo que vinha sendo estudado nos últimos meses em sala de aula sobre o país, sua cultura, história, geografia e outros aspectos de interesse para estudos que visam a formação deles como cidadãos globais.

 

Logo na chegada, eles foram recepcionados pelo Embaixador da Irlanda no Brasil, Sr. Seán Hoy, deixando-os à vontade para fazerem perguntas e saber mais sobre o país e as dependências da representação diplomática.

 

Ainda de maneira descontraída e vestindo camisetas com estampas da Irlanda, o Chefe de Missão Adjunto, Declan Heery, e a assessora da Embaixada, Vânia Brandão, apresentaram as questões de conhecimentos gerais e puderam exemplificar sobre a cultura irlandesa, evidenciando as danças e os esportes.

 

Sessões de quizz e premiações também foram conduzidas para estimular a curiosidade e interesse dos participantes. Chamaram a atenção as festividades do país, como o Saint Patrick’s Day — uma celebração pela independência do país ocorrida no mesmo dia do padroeiro nacional (17 de março), mas que é conhecido e comemorado mundialmente —, e o Halloween, de origem irlandesa e datando desde a existência das comunidades celtas.

 

Depois de tantas trocas, os visitantes puderam aproveitar a ocasião para degustar os doces típicos das brincadeiras de “gostosuras e travessuras” irlandesas enquanto, alguns deles, também tentaram praticar o sapateado espontaneamente. 

 

A Secretária Adjunta de Relações Internacionais, Renata Zuquim, esteve presente durante todas as atividades e, em nome do programa, proferiu agradecimentos a todos os presentes, reiterando a importância de continuidade dos intercâmbios culturais para a formação dos jovens brasilienses. Também participaram do encontro as coordenadoras centrais da Gerência de Acompanhamento de Programas e Projetos Educacionais da SEEDF, Mirian do Carmo Silva e Adriana Motta.

 

Para a próxima etapa do intercâmbio e com o objetivo de aproximar a representação diplomática da comunidade local, o programa promoverá a visita do Sr. Hoy, acompanhado da equipe da Embaixada, até a instituição de ensino. Nesse dia, serão apresentados e concluídos os projetos desenvolvidos pelos estudantes e entregues os certificados de parceiros do PEPA às duas instituições, sendo a Irlanda a 64ª representação diplomática participante.

 

Diplomacia entre os dois países: Brasil e Irlanda estabeleceram relações diplomáticas em 1975. A abertura da Embaixada do Brasil em Dublin (1991) e da Embaixada da Irlanda em Brasília (2001) conferiu dinamismo ao relacionamento, cuja vertente econômico-comercial ganha destaque.

 

PEPA: Embaixada da Irlanda recebe a EC Basevi

Escritório de Assuntos Internacionais - Governo do Distrito Federal

EAI-DF

Anexo do Palácio do Buriti, 2º andar,
Sala 211 - CEP: 70075-900
Telefone: (61) 3961-4685
escritorio.internacional@buriti.df.gov.br