Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/10/19 às 17h51 - Atualizado em 11/10/19 às 10h46

Estudantes do CEF 8 do Guará conhecem Embaixador da Grécia nesta quinta-feira (10)

Fotos: SRI-DF/Brenda Hada

 

Nesta manhã de quinta-feira (10), estudantes do Centro de Ensino Fundamental 8 do Guará visitaram a Embaixada da Grécia para aprender sobre a cultura e civilização do país. A atividade faz parte da agenda do Programa Embaixadas de Portas Abertas – PEPA, iniciativa coordenada pela Secretaria de Relações Internacionais (SRI-DF), com apoio da Secretaria de Educação (SEEDF) e da Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB).

 

Os 28 alunos participantes já haviam estudado sobre aquele país em aulas da escola e tiveram a oportunidade de conhecer a embaixada para vivenciar os aprendizados, além de estabelecer uma proximidade com a comunidade internacional. Um exemplo disso aconteceu logo na chegada dos visitantes, quando receberam, cada um, o passaporte do programa carimbado pela embaixada, simbolizando a entrada deles na representação diplomática.

 

Acompanhados por três professoras, eles visitaram uma exposição mantida permanentemente na instituição, na qual peças de arte, de decoração e indumentárias contam sobre a história e costumes do país. A mostra busca exaltar a herança da Antiguidade e evidencia a nação como berço da civilização ocidental.

 

 

Para apresentar o mundo da mitologia grega, a Embaixada contou com a presença da professora e especialista em literatura, Dad Squarisi, para uma palestra. A forma escolhida foi a contação de histórias, na qual personagens de uma civilização moderna viajavam para o monte Olimpo – a morada dos doze principais deuses das lendas gregas. Posteriormente, os estudantes foram encorajados a imaginar as personagens e escrever cartas a eles.

 

 

O Embaixador da Grécia, Sr. Ioannis Pediotis, esteve presente e dirigiu suas palavras, especialmente, aos jovens brasilienses. “Por mais que achem a escola cansativa, vocês devem se esforçar ao máximo para terminá-la e chegar em uma universidade. Com certeza existem muitas dificuldades, mas a educação é a chave para ajudar a você mesmo, sua família e o Brasil”, diz o diplomata de 28 anos de carreira.

 

“Não esqueço quando tinha a idade de vocês. Eu adorava futebol, saía da escola para jogar e perdia muitas aulas. A sorte é que eu tive uma pessoa mais velha dizendo essas mesmas palavras. Depois disso, voltei a estudar”.

 

Esta foi a 66ª visita do Programa Embaixadas de Portas Abertas (PEPA) a uma embaixada e a Grécia é a 61ª representação diplomática a aderir ao programa. A próxima etapa da agenda será a visita do corpo diplomático até o CEF 8 do Guará para, lá, serem apresentados os trabalhos realizados por alunos no contexto das aulas temáticas e visita.

Secretaria Extraordinária de Relações Internacionais - Governo de Brasília

SRI-DF

Anexo do Palácio do Buriti, 2º andar,
Sala 211 - CEP: 70075-900
Telefone: (61) 3961-4685
secretaria.internacional@buriti.df.gov.br