Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal

Eventos

 

Eventos Realizados

 

Planeta ODS

O evento procurou discutir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com ênfase no Objetivo Nº 6 – água potável e saneamento. Transversal ao 8º Fórum Mundial da Água, as atividades no Planetário incluíram mesas-redondas, exibição de filmes de curta-metragem e fulldome – tecnologia em que as películas são exibidas em tela semiesférica com sons e imagens de alta qualidade.

Planetário de Brasília. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília.

Houve também um espaço colaborativo, em parceria com estudantes universitários, para gravação de depoimentos do público sobre sua relação com a água. O evento foi organizado pela Assessoria Internacional, em parceria com o PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e a Secretaria de Governo do Brasil.

 

Brasília Cidade Internacional

O evento teve o objetivo de divulgar a vocação da capital federal para a articulação e a cooperação internacional com outros países. Realizado na Escola de Governo, demonstrou que o fato de a cidade sediar a estrutura político-administrativa nacional e as embaixadas precisa ser aproveitado para ampliar o intercâmbio de políticas públicas e acordos econômicos com outras nações.

 

Evento Brasília Cidade Internacional. Foto: Andre Borges/Agência Brasília.

O trabalho de mediação é feito não somente em relação às iniciativas do Distrito Federal, mas também em relação aos interesses dos outros entes federativos. O evento foi organizado pela Assessoria Internacional, em parceria com órgãos do governo local e federal, bem como entidades federativas.

 

Seminário A Universidade e a Cidade Internacional

O evento dialogou sobre o papel da universidade localizada em uma capital nacional e discutiu como a universidade pode ser parte integrante do processo de internacionalização da cidade. Também abordou sobre a temática da internacionalização subnacional (estados e cidades) no Brasil, bem como apresentou alguns projetos internacionais de sucesso no Distrito Federal.

 

Seminário A Universidade e a Cidade Internacional. Foto: Assessoria Internacional.

Organizado pela Assessoria Internacional, o evento reuniu, pela primeira vez, as cinco Instituições de Ensino Superior com cursos de Relações Internacionais – UCB, UnB, IESB, CEUB e UDF.

 

Eventos Apoiados

 

8º Fórum Mundial da Água

Realizado pela primeira vez no hemisfério sul, o evento foi organizado pelo governo de Brasília, em conjunto com o governo federal e o Conselho Mundial da Água. A edição criou 8 mil empregos diretos e indiretos, atraiu 97 mil pessoas e foi responsável pelo plantio de 10.333 mudas do Cerrado. A relevância dos temas atraiu, além do público recorde, 12 chefes de Estado, 134 parlamentares e 70 ministros de 56 países.

Estrutura do 8º Fórum Mundial da Água. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília.

O 8º Fórum Mundial da Água também deixou como legados o Chamado para Ação de Governos Locais e Regionais sobre Água e Saneamento de Brasília, a Declaração Ministerial, elaborada pelos ministros representantes, e o Manifesto dos Parlamentares, sobre o papel dos parlamentos. Uma das novidades da edição brasileira do fórum foi a Declaração de Sustentabilidade, elaborada pelo grupo focal de sustentabilidade. Outros dois destaques do evento foram o Planeta ODS (ver acima) e a Sessão Especial Água e Espiritualidade: o Encontro do Sagrado com a Vida, na qual onze lideranças discutiram a relação da humanidade com a água por meio de conhecimentos ancestrais, sagrados e filosóficos.

 

Feira Internacional das Embaixadas

A Feira das Embaixadas é um evento cultural beneficente organizado pelo Grupo dos Cônjuges dos Chefes de Missão (GCCM). Realizado há mais de 10 anos com o nome de “Bazar Diplomático”, o evento contou com apoio do governo de Brasília, por meio de sua Assessoria Internacional, para transformar-se em uma feira de grandes proporções.

12ª Feira das Embaixadas. Foto: Tony Winston/Agência Brasília.

O objetivo é arrecadar fundos para ajudar instituições beneficentes brasileiras, especialmente no Distrito Federal, por meio de doações e vendas de produtos típicos de cada uma das mais de 100 Embaixadas participantes.

 

 

Assessoria Internacional - Governo de Brasília

Assinter

Anexo do Palácio do Buriti, 2º andar, Sala 211 - CEP: 70075-900 Telefone: (61) 3961.4685 | E-mail assessoria.internacional@buriti.df.gov.br