Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/03/18 às 21h58 - Atualizado em 20/03/18 às 22h03

Fórum Mundial 2018: encontro debate papel dos parlamentos na gestão da água

Com a presença de deputados e senadores de cerca de 20 países, reunião trata de legislações relacionadas aos recursos hídricos. Governador Rollemberg participou da abertura

GUILHERME PERA, DA AGÊNCIA BRASÍLIA

No terceiro dia do 8º Fórum Mundial da Água, nesta terça (20), pelo menos cem parlamentares de cerca de 20 países reuniram-se na conferência O papel dos parlamentos e o direito à água. O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, participou da abertura da atividade. 

No terceiro dia do 8º Fórum Mundial da Água, nesta terça (20), pelo menos 100 parlamentares de cerca de 20 países reuniram-se na conferência O papel dos parlamentos e o direito à água. O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, participou da abertura da atividade.O encontro, no espaço Arena Política do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, serve para deputados e senadores trocarem experiências vividas em cada nação, bem como a legislação em torno do tema.

Em seu discurso de boas-vindas, Rollemberg destacou o tema do fórum — Compartilhando Água —, falou da importância de criar leis sobre o assunto e citou como exemplo a Política Nacional de Recursos Hídricos (Lei nº 9.433, de 1997).

“Tenho a convicção de que os parlamentos do mundo inteiro, sejam eles municipais, estaduais ou federais, terão uma importância cada vez maior na formulação de legislações que permitam o avanço da preservação desse bem tão precioso que se confunde com a própria vida, que é a água”, disse.

Antes de ir ao Centro de Convenções, o governador de Brasília recebeu, nesta manhã, o príncipe herdeiro do Japão, Naruhito, na Expo, no estacionamento do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. 

Governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, recebeu, nesta manhã, o príncipe herdeiro do Japão, NaruhitoVila Cidadã tem atrações gratuitas

Até sexta (23), os brasilienses podem conhecer a Vila Cidadã. O espaço do fórum é aberto ao público e oferece atrações das 9 às 21 horas.

Para ter acesso à Vila, basta se credenciar no site oficial. O registro pode ser feito no local, mas, de acordo com a organização, o envio antecipado dos dados ajuda a evitar filas. Veja a programação completa.A área tem mais de 10 mil metros quadradose fica no estacionamento do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

O que é o Fórum Mundial da Água

Criado em 1996 pelo Conselho Mundial da Água, o fórum foi idealizado para estabelecer compromissos políticos acerca dos recursos hídricos.

Em Brasília, é organizado pelo Conselho Mundial da Água, pelo governo local — representado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico (Adasa-DF) — e pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da Agência Nacional de Águas (ANA).

fórum ocorre a cada três anos e já passou por Daegu, Coreia do Sul (2015); Marselha, França (2012); Istambul, Turquia (2009); Cidade do México, México (2006); Kyoto, Japão (2003); Haia, Holanda (2000); e Marrakesh, no Marrocos (1997).

8º Fórum Mundial da Água

Até 23 de março (sexta-feira)

No Centro de Convenções Ulysses Guimarães e no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha

Inscrições abertas no site oficial

Leia o pronunciamento do governador Rodrigo Rollemberg na conferência parlamentar do 8º Fórum Mundial da Água.

EDIÇÃO: MARINA MERCANTE

Foto: Andre Borges/Agência Brasília 

Escritório de Assuntos Internacionais - Governo do Distrito Federal

EAI-DF

Anexo do Palácio do Buriti, 2º andar,
Sala 211 - CEP: 70075-900
Telefone: (61) 3961-4685
escritorio.internacional@buriti.df.gov.br