Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/10/19 às 15h24 - Atualizado em 16/10/19 às 17h09

GDF apresenta projetos para investidores internacionais durante o BIF 2019

Foto: SRI-DF/Felipe Sousa

 

Nos dias 10 e 11 de outubro, o Governo do Distrito Federal participou do Fórum de Investimentos Brasil – BIF, maior evento voltado à atração de investimentos do país, promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX) em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A delegação do DF apresentou seus projetos prioritários aos investidores.

 

Visando o desenvolvimento econômico e social, a aposta do GDF é em parcerias com o setor privado e nas áreas de infraestrutura e tecnologia da informação – essa com atenção em startups e parques tecnológicos. Um dos fatores para isso vem do destaque do DF nos indicadores de serviços urbanos, tratamento de esgoto e destinação de lixo.

 

Outra motivação está no aumento de ganhos financeiros a partir do alto nível de qualificação e de produtividade dos trabalhadores. O DF ocupa, desde 2017, o primeiro lugar do Brasil nas áreas de capital humano e sustentabilidade ambiental, segundo o Ranking de Competitividade 2018 do Centro de Liderança Pública.

 

Durante o evento, foram pautas de encontros bilaterais as parcerias interestaduais, por serem estratégias que impulsionam o desenvolvimento econômico subnacional. “Visamos quatro eixos para tratar em reuniões futuras para integração entre os estados — a cooperação técnica, o contato com o setor privado, reunião sobre Assuntos Comerciais e Econômicos com as embaixadas e a paradiplomacia”, explica o Secretário de Relações Internacionais, embaixador Pedro Rodrigues.

 

“Por haver fortes interesses comerciais e de investimentos nos estados, é preciso a participação das unidades federativas nas consultas para formulação da política externa”, completa.

 

Com o objetivo de integrar a delegação do Distrito Federal, eles realizaram, ainda, sessões de atendimento abertas às diversas instituições interessadas – empresas privadas, consultorias internacionais, governos estrangeiros, bancos de desenvolvimento, câmaras de comércio, órgãos públicos e o terceiro setor.

 

O BIF 2019 contou com quase três mil inscritos entre representantes de 56 países, que participaram de reuniões e debates.

 

Delegação do Distrito Federal

 

Compondo a delegação do DF, estiveram presentes Everardo Gueiros, Secretário de Projetos Especiais (SEPE), Ruy Coutinho, Secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE), Espedito Henrique de Souza Junior, Secretário-Executivo da SDE, embaixador Pedro Rodrigues, Secretário de Relações Internacionais (SRI) e Felipe Sousa, assessor especial da SRI.

 

No dia anterior ao início do evento (9), parte da equipe passou por treinamento com representantes da APEX e do BID. Lá, foram apresentadas técnicas de negociação e atração de investimento estrangeiro direto, processos de internacionalização de empresas com apoio de governos locais e formas de acesso à mercados estrangeiros pelos governos estaduais. Também foi realizado um exercício de análise sobre as potencialidades de cada unidade federativa para atração de negócios internacionais.

 

 

Secretaria Extraordinária de Relações Internacionais - Governo de Brasília

SRI-DF

Anexo do Palácio do Buriti, 2º andar,
Sala 211 - CEP: 70075-900
Telefone: (61) 3961-4685
secretaria.internacional@buriti.df.gov.br