Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/03/15 às 17h31 - Atualizado em 23/06/15 às 13h36

GDF assina Acordo de Cooperação Técnica com a OEI

Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) celebra termo com o Governo do Distrito Federal em áreas como tecnologia, direitos humanos e gestão pública.

principal

O governo do Distrito Federal e a Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) celebraram acordo de cooperação nesta manhã, 25 de março, no Salão Nobre do Palácio do Buriti.

O Distrito Federal é a primeira unidade da Federação a assinar um Acordo com a OEI, que, segundo o secretário-geral do organismo, Paulo Speller, foi também proposto a outras unidades da Federação.

Ficam criadas, a partir de então, possibilidades importantes para o DF, como intercâmbio, planejamento de programas sociais e divulgação de Brasília como atrativo turístico.

“É muito importante o Distrito Federal poder se abrir cada vez mais para a relação com outros países, especialmente com esses, que fazem parte da Organização dos Estados Ibero-Americanos”, destacou o governador Rodrigo Rollemberg, que assinou o termo ao lado de Speller.

O acordo tem vigência de dois anos, prorrogáveis por mais dois, e propõe que ações específicas sejam estudadas e formuladas entre a organização e os órgãos do governo. Serão beneficiadas áreas como educação, cultura; ciência, tecnologia e inovação; direitos humanos e cidadania; gestão pública; saúde e segurança alimentar.

A novidade foi recebida com satisfação pelo secretariado presente na assinatura. “A abrangência (do acordo) é fenomenal, vamos aproveitar ao máximo”, comemorou o secretário de Educação, Júlio Gregório.

OEI

Criada em 1949, a Organização dos Estados Ibero-Americanos é um organismo internacional de caráter governamental e que reúne 23 países, incluindo o Brasil. Promove a cooperação científica por meio de seminários, cursos e intercâmbios.

Eleito em agosto do ano passado para o período de 2015 a 2018, Paulo Speller é o primeiro brasileiro a exercer o cargo de secretário-geral da OEI.

Speller é ex-secretário de Educação Superior do Ministério da Educação e ex-reitor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e da Universidade Federal do Mato Grosso.

Fonte: Agência Brasília
Matéria Agência Brasília 

Escritório de Assuntos Internacionais - Governo do Distrito Federal

EAI-DF

Anexo do Palácio do Buriti, 2º andar,
Sala 211 - CEP: 70075-900
Telefone: (61) 3961-4685
escritorio.internacional@buriti.df.gov.br