Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/05/14 às 4h17 - Atualizado em 30/05/14 às 5h09

Governador Agnelo reúne-se com governador de Indiana e prefeito de Indianápolis

GDF irá realizar acordo de cooperação mútua com o estado e a cidade americana com vistas a investir no automobilismo em Brasília

FotoIndy2

O governador Agnelo Queiroz reuniu-se neste domingo (25) com o governador de Indiana, Mike Pence e o prefeito de Indianápolis, Gregory Ballard, no estado americano para discutir o planejamento da corrida que será realizada em 2015 em Brasília. Agnelo Queiroz propôs cooperação mútua para que ele possa levar para o Distrito Federal as boas práticas que transformaram a região dos Estados Unidos da América por meio do automobilismo.

Os líderes falaram em como o esporte pode gerar emprego e prosperidade. Dentro desta perspectiva, o governador Agnelo Queiroz contou sobre o programa Brasília Sem Fronteiras e a possibilidade de enviar graduandos de engenharia e jovens que possam aprender a trabalhar em grandes eventos como os que a Capital Federal vai receber.

O prefeito Gregory falou que sua equipe de relações internacionais irá dar início ao acordo. Já o governador de Indiana, Mike Pence, disse para Agnelo Queiroz que irá realizar contato com a Universidade Estadual de Indiana para iniciar os diálogos a respeito do BSF.

Para o Secretário-Chefe da Assessoria Internacional, Odilon Frazão, também presente na reunião, este encontro representa o início de uma grande oportunidade para Brasília. “Nós poderemos aprender com eles como transformar o automobilismo em uma fonte geradora de emprego e renda para a nossa região”.

Fórmula Indy
A Fórmula Indy, principal categoria da IndyCar, foi fundada por Tony George, proprietário do Indianápolis Motor Speedway, que levou a principal prova, as 500 Milhas de Indianápolis, para preservar a tradição norte-americana das provas em circuitos ovais. A Fórmula Indy é uma categoria que guarda grandes similaridades com a Fórmula 1, principalmente no que tange à silhueta dos carros. Do início até meados da década de 1990, a categoria teve a presença de inúmeros ícones do automobilismo mundial, como Michael Andretti, Emerson Fittipaldi – vencedor das 500 Milhas de Indianápolis em 1989 e 1993 -, Nigel Mansell, Nelson Piquet, dentre outros.

Indianápolis
As 500 Milhas de Indianápolis, Indianápolis 500 ou só Indy 500, é uma das provas mais tradicionais do automobilismo internacional. É apontada como uma das principais corridas do mundo, juntamente com as 24 horas de Le Mans e o Grande Prêmio de Mônaco. Realizada nos arredores da cidade de Indianapolis, estado de Indiana, nos EUA, foi disputada pela primeira vez em 1911. Ela atualmente faz parte do calendário da Indy Racing League. Nesta prova, os carros andam 500 milhas ou 804.5 km na parte oval do circuito. É realizada sempre no final do mês de maio, na véspera do Memorial Day. Seu grid é composto tradicionalmente por 33 carros.

Escritório de Assuntos Internacionais - Governo do Distrito Federal

EAI-DF

Anexo do Palácio do Buriti, 2º andar,
Sala 211 - CEP: 70075-900
Telefone: (61) 3961-4685
escritorio.internacional@buriti.df.gov.br