Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/10/13 às 3h00 - Atualizado em 30/10/13 às 12h27

Governador anuncia mais 2 mil vagas de intercâmbio

Em visita à Viena, comitiva fala sobre Brasília sem Fronteiras 2014

ASSINATURA04 BAIXA

BRASÍLIA (11/10/13)- O governador Agnelo Queiroz anunciou, nesta sexta-feira (11), em missão internacional à Viena (Áustria), o envio de mais de 2 mil estudantes, servidores e profissionais de diversas áreas para o exterior até o próximo ano, dentro do Programa Brasília Sem Fronteiras.

A edição deste ano da ação vai proporcionar 126 vagas a estudantes do Centro Interescolar de Línguas (CIL) para intercâmbio educacional de quatro semanas, na Universidade de Georgetown, em Washington D.C. (EUA), que embarcam em 28/10. Além deles, 64 servidores do GDF viajam no dia 2/11 para a Europa, para cursos na Universidade de Haia (Holanda); Universidade de Krems e no Instituto de Tecnologia da Áustria (ambos na Áustria).

De acordo com o governador, em 2014 serão 1,9 mil selecionados para estudarem nos Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Espanha, Nova Zelândia e Cingapura, entre outros possíveis destinos.

“Estamos viabilizando locais para estudantes e servidores receberem qualificação e aperfeiçoarem os nossos recursos humanos. Esse programa abre horizontes, reconhece experiências positivas e melhora o desenvolvimento da nossa cidade e do nosso país”, declarou Agnelo Queiroz. Ele lembrou que o DF é a primeira unidade da Federação a colocar em prática um programa de qualificação e aperfeiçoamento profissional de brasileiros no exterior.

Ao lado do governador, o secretário de Educação, Marcelo Aguiar, destacou o fato de que, no passado recente, “somente as classes média e média alta possuíam condições de enviar seus filhos para intercâmbio internacional”. Segundo ele, “Agora é o Poder Público que envia estudantes, servidores e profissionais, que antes não tinham condições nem recursos financeiros para investirem em suas carreiras ou na de seus filhos”.

O secretário-chefe de Assuntos Internacionais do GDF, Odilon Frazão, que coordena a iniciativa, disse que o programa é dividido em cinco modalidades: estudantes da rede pública de ensino, estudantes dos Centros Interescolares de Línguas (CILS), servidores públicos, universitários das redes pública e privada e os recém formados. “A distribuição das vagas é proporcional a cada grupo e os participantes são oriundos de praticamente todas as cidades satélites do DF”, afirmou.

Missão à Viena – O governador fez um balanço positivo da missão oficial de dois dias em Viena, oportunidade em que, além de celebrar um acordo de irmanação com a prefeitura local, manteve contatos com empresários austríacos e brasileiros que revelaram interesse em investir no Distrito Federal. Durante toda a missão, ele esteve acompanhado dos secretários Hermano Carvalho (Desenvolvimento Econômico), Hamilton Pereira (Cultura), Marcelo Aguiar (Educação), e Odilon Frazão (Assessoria Internacional).

Escritório de Assuntos Internacionais - Governo do Distrito Federal

EAI-DF

Anexo do Palácio do Buriti, 2º andar,
Sala 211 - CEP: 70075-900
Telefone: (61) 3961-4685
escritorio.internacional@buriti.df.gov.br