Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/06/15 às 13h05 - Atualizado em 23/06/15 às 13h14

Governador Rollemberg participa do 4º Festival do Japão no Expobrasília

Evento de cultura, gastronomia e artesanato ocorreu no âmbito das comemorações do Aniversário de 120 Anos de Assinatura do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão

bannerjapao

Na tarde desse sábado (20), o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, acompanhado da esposa e colaboradora do governo, Márcia Rollemberg, participou da abertura do 4º Festival do Japão – Brasília no Expobrasília, Pavilhão de Exposições A do Parque da Cidade.

Organizado pela FEANBRA – Federação das Associações Nipo-Brasileiras do Centro-Oeste, o Festival do Japão tem o objetivo de preservar, divulgar e fomentar a cultura japonesa para os brasilienses e nipo-descendentes, propiciando intercâmbio cultural no Distrito Federal com a comunidade nipo.

O Festival acontece desde 2012 e neste ano foram comemorados 120 Anos da Assinatura do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Brasil e Japão e o evento serviu também para mostrar como as relações entre esses países avançaram.

Foram exibidos painéis ilustrativos de projetos bilaterais realizados entre Brasil e Japão, além de extensa programação com apresentações de shows musicais, artes marciais, exposições, workshops e muitas barracas com gastronomia japonesa.

Durante a abertura do evento, Rollemberg e Márcia acompanharam o embaixador do Japão no Brasil, Kunio Umeda, e a esposa dele, a embaixatriz Keiko Umeda, no ritual de quebra da tampa de um barril de saquê, bebida típica japonesa. O ato, tradicional em terras nipônicas, é feito em sinal de boa sorte.

O chefe do Executivo local disse estar orgulhoso da contribuição cultural e urbanística dos japoneses no DF, além dos ensinamentos deles sobre a terra. “O Japão tem muita influência na ocupação do Cerrado brasileiro para a produção agrícola.”

Estavam presentes também o secretário de Turismo, Jaime Recena, o Chefe da Assessoria Internacional, Claudio Heckmann e os administradores do Parque da Cidade, Alexandro Ribeiro, e do Plano Piloto, Igor Tokarski. 

Escritório de Assuntos Internacionais - Governo do Distrito Federal

EAI-DF

Anexo do Palácio do Buriti, 2º andar,
Sala 211 - CEP: 70075-900
Telefone: (61) 3961-4685
escritorio.internacional@buriti.df.gov.br