Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/02/14 às 11h57 - Atualizado em 12/03/14 às 13h58

GDF assina acordo de cidades-irmãs com Doha

A assinatura foi realizada no Museu de Arte Islâmica

 FotoDoha2

O Governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, assinou no último dia 23 o acordo de cidades-irmãs com o Diretor de Municipalidade de Doha (Catar), Mohamed Ahmed El-Sayed. Parte do programa Brasília Global Partners, o acordo vai possibilitar a troca de experiências nas áreas de transporte, planejamento urbano, construção, turismo, dentre outras, entre Brasília e a Capital do Catar. A assinatura ocorreu quando se comemora o “Ano Brasil e Catar 2014”.

Antes da cerimônia, o Governador Agnelo Queiroz foi recebido pelo Primeiro-Ministro do país árabe, Abudllah Bin Nasser. Ele demonstrou interesse em conhecer os projetos de Brasília e trocar experiências em especial sobre a Copa do Mundo, já que o Catar receberá o campeonato mundial em 2022.

O acordo foi celebrado no Museu de Arte Islâmica. Para o governador Agnelo, celebrar este acordo foi muito importante para as duas cidades. “Nós já tínhamos uma relação de amizade com Doha que vai se estreitar ainda mais, o que será muito interessante para o posicionamento internacional de Brasília”, disse.

Estavam presentes no evento o Ministro de Cultura, Artes e Patrimônio do Catar, Bin Abdulaziz Al- Kuwari, a Diretora de Relações Culturais Estratégicas do Qatar Museum e Gerente do Projeto “Ano Brasil e Catar 2014”, Rafah Barakat e o executivo Shell no Catar.

Outro encontro importante foi com o Ministro de Municipalidade e Desenvolvimento Urbano do Catar, Abdul Rahman Bin Khalifa Al Thany. Ele disse na reunião que Brasília é referência mundial em planejamento urbano e ressaltou que para Doha é muito importante adquirir experiência nesta área, em mobilidade e preparação da Copa do Mundo. O ministro solicitou, ainda, que o governador Agnelo Queiroz enviasse ao Catar técnicos nas áreas de transporte, urbanismo e construção, e se comprometeu também em enviar seus técnicos para Brasília.

Investimento – Neste mesmo dia o governador Agnelo ainda reuniu-se com o Presidente da Autoridade Nacional de Investimento, Ahmad al-Sayed, que sinalizou a possibilidade de investimentos em Brasília, principalmente das áreas de tecnologia. 

Escritório de Assuntos Internacionais - Governo do Distrito Federal

EAI-DF

Anexo do Palácio do Buriti, 2º andar,
Sala 211 - CEP: 70075-900
Telefone: (61) 3961-4685
escritorio.internacional@buriti.df.gov.br