Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal

Histórico

 

Desde antes de sua inauguração, Brasília acolheu pessoas de todos os lugares do Brasil e do mundo. Esse fato intensificou-se com a inauguração do Palácio Itamaraty, em 1970, e a consequente transferência do Ministério das Relações Exteriores para cidade, seguido pelas demais embaixadas que ainda se localizavam no Rio de Janeiro.

 

Palácio Itamaraty em construção. Acervo Milton Ramos

Com a redemocratização, Brasília passou a ter maior autonomia política e protagonismo internacional, com a realização de acordos de irmanação e filiação a redes de cidades, no final dos anos 1980. Os processos concorrentes de globalização e regionalização contribuíram para aumentar ainda mais o papel do governos locais nos cenários doméstico e internacional. Para lidar com o crescente número de assuntos internacionais, o governo de Brasília criou uma “Coordenação para Assuntos Internacionais”, em 24 de setembro 1993.

 

Desde então, Brasília passou a ter uma atuação mais sistemática no âmbito internacional, com a atração de grandes eventos e realização de projetos bem sucedidos. O período também foi marcado pela ampliação das redes parceiras e por reconhecimentos internacionais conquistados pela cidade.

 

No começo dos anos 2000, foi publicada a estrutura da Governadoria do Distrito Federal, da qual a Assessoria Internacional faz parte, definindo suas atuais competências. Nos últimos anos, foram publicados decretos que reforçam as competências da Assessoria Internacional para coordenação dos assuntos internacionais do governo.

 

Para mais detalhes sobre a evolução institucional, confira a sessão Legislação.

 

Assessoria Internacional - Governo de Brasília

Assinter

Anexo do Palácio do Buriti, 2º andar, Sala 211 - CEP: 70075-900 Telefone: (61) 3961.4685 | E-mail assessoria.internacional@buriti.df.gov.br