Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/10/19 às 16h47 - Atualizado em 1/10/19 às 18h05

Na Semana Climática, GDF e Embaixada da Polônia promovem ações de conscientização ambiental

Fotos: SRI-DF/Brenda Hada

 

Na Semana Climática da União Europeia, a Embaixada da Polônia, a Secretaria de Relações Internacionais (SRI-DF) e o Brasília Ambiental (IBRAM) promovem, em parceria, aulas itinerantes sobre conscientização do meio ambiente e ações de coleta de lixo para estudantes de escolas públicas do Distrito Federal. Os participantes também têm contato com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

 

Com o objetivo de sensibilizar os jovens brasilienses sobre a proteção do planeta, a iniciativa promove ações comuns que podem ser aplicadas à realidade dos participantes. Durante as atividades são utilizados materiais biodegradáveis, como pratos comestíveis, copos de fibra de mandioca, luvas e sacos plásticos de decomposição rápida.

 

Um dos temas centrais das atividades é o bioma do cerrado e a importância de sua preservação como berço das águas. Nas mini-aulas de educação ambiental, maquetes exemplificam os impactos do desmatamento e da ação do homem sobre as bacias hidrográficas.

 

Até o fim da Semana Climática a expectativa é que mais de cem estudantes sejam impactados e tornem-se multiplicadores do que aprenderam. A próxima ação da Semana Climática acontece no dia 03 de outubro, no Centro de Ensino Médio Elefante Branco (CEMEB), com participação de cerca de 40 alunos, alguns deles de inclusão.

 

Durante todas as atividades, também colocam a “mão na massa” a Encarregada de Negócios da Embaixada da Polônia no Brasil, Sra. Marta Olkowska, a assessora especial da SRI-DF, Thaís Barbosa, e a assessora de projetos especiais do Brasília Ambiental, Erika Gadelha, além de outros representantes das três instituições.

 

Já participaram da iniciativa estudantes da Escola Classe 831 de Samambaia (veja como foi, aqui), no dia 25 de outubro, e do Centro do Ensino Médio 01 do Paranoá, no dia 30 de outubro.

 

Implementação dos ODS

A iniciativa da Semana Climática contribui para a implementação da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Distrito Federal, ao:

 

Realizar ações focadas em diferentes escolas públicas do Distrito Federal e propor oportunidades de aprendizagem, por meio de novos instrumentos pedagógicos e debates sobre temas atuais. A ação de coleta de lixo e o uso de materiais biodegradáveis nas atividades também contribui para apoiar e fortalecer a participação das comunidades locais em práticas de melhoria.

 

Conscientizar os estudantes sobre a importância da destinação correta dos resíduos gerados, o que contribui para assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento em sua região e, por consequência, no Distrito Federal como um todo. As atividades também tratam sobre o impacto do descarte do lixo para a disponibilidade de água potável.

 

Incentivar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos e encorajar a capacidade humana de gerar mudanças para proteção do planeta.

 

 

 

Evidenciar a necessidade de preservar, conservar e promover o uso sustentável das bacias hidrográficas, dos rios e lagos do Distrito Federal para prevenir e reduzir significativamente a poluição das águas.

 

 

Demonstrar a importância de uma gestão mais sustentável das florestas, parques do Distrito Federal e do combate à derrubada e o corte ilegal de árvores nativas, visando proteger e recuperar os ecossistemas terrestres, sobretudo a natureza do Cerrado.

 

SERVIÇO

Pauta: Conscientização ambiental e coleta de lixo na Semana Climática

Data: 03 de outubro, das 9h às 12h

Local: Centro de Ensino Médio Elefante Branco (CEMEB). SGAS 908 Módulo 25/26, Brasília, DF.

Imprensa: confirmar a presença para secretaria.internacional@buriti.df.gov.br

 

 

Semana Climática da União Europeia: Conscientização ambiental na EC 831 de Samambaia

Escritório de Assuntos Internacionais - Governo do Distrito Federal

EAI-DF

Anexo do Palácio do Buriti, 2º andar,
Sala 211 - CEP: 70075-900
Telefone: (61) 3961-4685
escritorio.internacional@buriti.df.gov.br