Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/02/18 às 21h44 - Atualizado em 21/02/18 às 21h53

Palácio do Buriti recebe exposição sobre o Nobel de Literatura Ivo Andric

DA AGÊNCIA BRASÍLIA 

Convite Oficial


Para comemorar os 80 anos do estabelecimento de relações diplomáticas entre a Sérvia e o Brasil, o Palácio do Buriti recebe, a partir desta quinta-feira (22), a exposição Ivo Andric — escritor e/ou diplomata.

Até 16 de março, 20 painéis dispostos no Salão Branco exibirão o trabalho criativo do ganhador do Prêmio Nobel de Literatura, o panorama das cidades onde ele esteve, fotografias da vida privada, documentos e itens pessoais.

Falecido em 1975, Andric teve uma intensa carreira diplomática. Morou em várias cidades europeias como representante do Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos e posteriormente do Reino da Iugoslávia.

Seguindo a carreira diplomática do escritor, a mostra já passou por todos os países europeus onde ele viveu e trabalhou. Agora, será a primeira vez na América Latina.

Quem foi Ivo Andric

Andric nasceu em 1892 na pequena aldeia de Dolac, nas cercanias de Trávnik, na Bósnia — naquela época, pertencente ao Império Austro-Húngaro. O pai, artesão, morreu quando Andric tinha 3 anos. Assim, ele foi criado pela mãe e pela tia.

Embora tivesse figurado em antologias, publicou o primeiro livro em 1918, uma coletânea de poemas em prosa com o título Ex Ponto.

A partir de 1920, foi membro do Corpo Diplomático da Iugoslávia. Cumpriu missões no Vaticano (Itália), em Genebra (Suíça), em Madri (Espanha), em Bucareste (Romênia), em Paris (França), em Bruxelas (Bélgica) e em Berlim (Alemanha), entre outras cidades. Nesse período, publicou algumas obras.

Preso na Segunda Guerra Mundial, só voltou a publicar após o fim do conflito armado. Em 1961, foi premiado com o Nobel de Literatura.

Exposição Ivo Andric — escritor e/ou diplomata

Abertura

22 de fevereiro (quinta-feira)

19 horas

Visitação

Até 16 de março (sexta-feira)

Das 8 às 18 horas, de segunda a sexta

Salão Branco do Palácio do Buriti (Eixo Monumental)

Entrada gratuita

Escritório de Assuntos Internacionais - Governo do Distrito Federal

EAI-DF

Anexo do Palácio do Buriti, 2º andar,
Sala 211 - CEP: 70075-900
Telefone: (61) 3961-4685
escritorio.internacional@buriti.df.gov.br