Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal

Prêmios e Reconhecimentos

Prêmio Capital Ibero-Americana da Paz

Em reconhecimento pela adoção de uma cultura de paz e por políticas públicas contra violência, em especial o programa Viva Brasília – Nosso Pacto pela Vida, Brasília recebeu o título de Capital Ibero-Americana da Paz para o biênio 2017-2018. A honraria foi concedida à cidade durante o I Fórum Mundial sobre Violências Urbanas. Pela iniciativa em debater o tema, Madrid também recebeu o galardão.

 

O governo de Brasília, por meio de sua Assessoria Internacional, atuou para que cidade tivesse seu pleito reconhecido durante a XVII Assembleia Geral da União de Cidades Capitais Ibero-Americanas (UCCI), em La Paz (Bolívia). Em 2018, Brasília sediará o XX Comitê Setorial de Segurança e Polícia Municipal da UCCI.

Entrada na Rede de Cidades Criativas da UNESCO

Em 2017, Brasília entrou para Rede de Cidades Criativas da UNESCO, na categoria Design, pelo desenho do Plano Piloto, pelo desempenho dos profissionais que atuam na cidade e pelas políticas públicas do Executivo local. O reconhecimento ocorreu no mesmo ano em que o Plano Piloto de Brasília completou 30 anos como Patrimônio Cultural da Humanidade e contribuiu para mostrar a vocação da capital da República, projetada e nascida do design.

 

O governo de Brasília, por meio de sua Assessoria Internacional, apoiou a candidatura da cidade, contribuindo para as articulações e comunicações que permitiram o êxito do pleito.

Prêmio Latino-Americano ao Bom Governo Local

Pelo processo de fechamento do Aterro Controlado do Jóquei – maior lixão da América Latina e segundo maior do mundo, Brasília recebeu o Prêmio Latino-Americano ao Bom Governo Local , na categoria Município Social e Saudável. O reconhecimento ocorreu durante a XI Cúpula Hemisférica de Prefeitos, em Pachuca (México).

 

O governo de Brasília, por meio de sua Assessoria Internacional, contribuiu para participação ativa da cidade, ao articular a apresentação do 8º Fórum Mundial da Água na Cúpula e a candidadatura da cidade ao Prêmio.

 

 

 

 

 

Assessoria Internacional - Governo de Brasília

Assinter

Anexo do Palácio do Buriti, 2º andar, Sala 211 - CEP: 70075-900 Telefone: (61) 3961.4685 | E-mail assessoria.internacional@buriti.df.gov.br