Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/07/14 às 21h09 - Atualizado em 24/04/18 às 18h26

Primeiro-Ministro da Bélgica visita Brasília

O político belga fala com o Secretário-Chefe sobre parcerias estratégicas e a relação de Brasília e Bruxelas

FotoPMBelgica

 

Na manhã deste sábado (5), dia em que a Bélgica disputou as quartas de final com a Argentina no Estádio Nacional Mane Garrincha, o Primeiro Ministro do país europeu, Elio Di Rupo, foi recebido pelo Secretário-Chefe da Assessoria Internacional do GDF, Odilon Frazão, para um passeio de barco pelo Lago Paranoá, onde conheceu os monumentos da Capital Federal, como a Ponte JK e a Torre Digital. O político estava acompanhado do Vice-Primeiro Ministro e Ministro dos Assuntos Estrangeiros, Didier Reynders e o Vice-Primeiro Ministro e Ministro da Defesa, Pieter De Crem.

O Primeiro-Ministro falou com o Secretário-Chefe sobre a possibilidade de parcerias e o relacionamento com Bruxelas, cidade irmã da Capital do Brasil. “Brasília tem uma ótima visão do mundo e do futuro. E temos grande interesse em compartilhar projetos e movimentar a economia entre os dois países e ficamos sempre muito felizes em trabalhar com o Brasil”, disse a autoridade belga.

Pieter De Crem, Ministro da Defesa, lembrou que o acordo de irmandade entre as cidades é muito importante para os dois países. “A cooperação militar entre o Brasil e a Bélgica é excelente e vai se aprofundar cada vez mais. As empresas belgas que estão no Brasil trabalham com as autoridades brasileiras e Brasília desempenha um papel fundamental nessa relação entre as duas nações.”, destacou o Ministro de Defesa, Pieter De Crem.

“Nós procuramos fortalecer os laços com o Brasil por meio de empresas belgas que vêm para o país sul-americano, e temos conseguido êxito graças a grandes eventos que o Brasil vem promovendo, como as Olimpíadas e a Copa do Mundo. Elas aplicam na Bélgica o que aprenderam no Brasil”, contou o Ministro de Relações Exteriores, Didier Reynders.

Para o Secretário-Chefe, Odilon Frazão, a visita dos importantes políticos belgas reflete o bom relacionamento que o GDF tem construído com cidades globais. “Em 2013, quando recebemos o Ministro da Educação da Bélgica houve um sinal de que a Bélgica tinha interesse em fazer um acordo com a Capital do Brasil. Logo depois assinamos o compromisso e desde então esta relação vem se estreitando cada vez mais e as possibilidade de parcerias tem se expandido”, falou o secretário.

Frazão ainda lembrou que Brasília tem recebido diariamente importantes delegações internacionais durante a Copa do Mundo Fifa Brasil 2014 e que o campeonato está destacando a Capital Federal perante a comunidade internacional. “Brasília está sendo reconhecida como a Capital de uma das maiores economias do mundo e mostra que está preparada para receber grandes eventos internacionais, delegações e Chefes de Estado”, conclui.

Cidades Irmãs – Brasília e Bruxelas assinaram em novembro de 2013 acordo de irmandade entre as duas capitais. A parceria possibilita a cooperação estratégica nas áreas de Desenvolvimento Econômico, Comércio e Investimento; Planejamento Urbano e Transporte; Sustentabilidade; e Educação, Cultura, Turismo e Planejamento de Eventos.

Escritório de Assuntos Internacionais - Governo do Distrito Federal

EAI-DF

Anexo do Palácio do Buriti, 2º andar,
Sala 211 - CEP: 70075-900
Telefone: (61) 3961-4685
escritorio.internacional@buriti.df.gov.br