Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/10/19 às 20h04 - Atualizado em 25/10/19 às 15h42

Programa do GDF promove encontro entre Embaixadora da Jamaica e estudantes do DF

Foto capa: Embaixada da Jamaica/Fernando Fotos
Fotos matéria: SRI-DF/Brenda Hada

 

Nesta manhã de quinta-feira (24), a Embaixada da Jamaica abriu suas portas para receber estudantes do Centro de Ensino Fundamental 104 Norte, com o objetivo de aproximar seu corpo diplomático com a juventude brasiliense e proporcionar aos estudantes um dia de imersão cultural. A visita foi promovida pelo Programa Embaixadas de Portas Abertas (PEPA), iniciativa do governo do Distrito Federal coordenada pela Secretaria de Relações Internacionais (SRI-DF) com apoio da Secretaria de Educação (SEEDF) e a Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB).

 

A Embaixadora da Jamaica no Brasil, Sra. Sharon Joyce Miller, esteve presente durante toda a programação e dirigiu palavras calorosas aos estudantes, especialmente por estarem abertos a conhecer outros países e ativamente participando das atividades propostas. “É muito bom ver os estudantes de Brasília dispostos a dançar nossas músicas”, ela menciona.

 

 

Os participantes assistiram a vídeos sobre o país, foram convidados a dançar e cantar músicas dos ritmos tradicionais – reggae, ska, quadrille, kumina – e degustaram pratos típicos. Curiosamente, a gastronomia jamaicana mistura inúmeros temperos e especiarias, e conta com cardápios de raízes africanas e inglesas.

 

A história, geografia, política e turismo ficaram por conta de apresentações expositivas, acompanhadas de entregas de bandeirinhas do país. Foi explicado, por exemplo, que o país integra a Comunidade Britânica e tem regime de monarquia constitucional.

 

Chamou a atenção o lema do país, “Out of many one people” (dentre muitos, um povo), que reforça o espírito jamaicano de abraçar outras culturas e integrar a diversidade. O país também atrai milhares de visitantes e é considerado um dos principais destinos turísticos do Caribe, o que fez com que houvesse maior investimento em infraestrutura local nos últimos anos.

 

Também acompanharam a visita a Secretária Adjunta de Relações Internacionais do Distrito Federal, Renata Zuquim, e a coordenadora da Gerência de Acompanhamento de Programas e Projetos Educacionais da SEEDF, Mirian do Carmo Silva.

 

Essa foi a 67ª visita do PEPA e a Jamaica é a 62ª representação diplomática participante do programa.

 

Sobre as relações Brasil-Jamaica: em 2018, o comércio bilateral totalizou US$ 74,58 milhões. A importância do relacionamento também reflete-se na agenda de visitas de alto nível e nos diversos temas da comunidade internacional, com destaque para a Comissão Mista.

 

PEPA: Embaixada da Jamaica abre as portas para o CEF 104 Norte

Secretaria Extraordinária de Relações Internacionais - Governo de Brasília

SRI-DF

Anexo do Palácio do Buriti, 2º andar,
Sala 211 - CEP: 70075-900
Telefone: (61) 3961-4685
secretaria.internacional@buriti.df.gov.br