Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/11/20 às 17h45 - Atualizado em 12/11/20 às 8h34

Projeto da Secretaria da Mulher do DF é escolhido como um dos melhores em capacitação internacional

A 14ª Capacitação de Mercocidades para a Elaboração de Projetos Regionais premiou as 3 melhores iniciativas entre outras 23 propostas

 

 

Dos 26 projetos de vários países sul-americanos contemplados para participar da 14ª Capacitação Regional do Mercocidades, a proposta “Brasília, Uma Cidade Segura para Mulheres” apresentada pela Secretaria da Mulher do DF (SMDF), através do Escritório de Assuntos Internacionais da Governadoria, foi selecionado entre os três melhores projetos, considerando critérios como metodologia aplicada, pertinência temática, perspectiva de gênero, dimensão regional, sustentabilidade, entre outros. 

 

Agora, a iniciativa contará com o financiamento de Mercocidades para conhecer experiências similares em outras cidades membros da rede ou participar de outras atividades desenvolvidas no âmbito dela. O edital é promovido pelo Programa de Cooperação Sul-Sul de Mercocidades, rede da qual Brasília é membro desde a criação, em 1995. 

 

A capacitação foi direcionada a funcionários, técnicos e gestores de governos locais, instituições de ensino e Organizações da Sociedade Civil (OSCs) das cidades membros da rede. O projeto brasiliense selecionado objetiva fortalecer a mobilização e a incidência política das mulheres por meio da ampliação das políticas públicas de gênero para enfrentamento à violência no Distrito Federal. 

 

“Nosso projeto quer trazer mais qualidade de vida para as mulheres e penso também que esse projeto abre Brasília para receber outros projetos de fora, então cumpre o papel da integração, que é um dos objetivos da rede de cidades” afirmou Fernanda Falcomer Menezes, servidora da Secretaria da Mulher e integrante do projeto. 

 

Segundo a Secretária da pasta responsável pelo projeto, Ericka Filippelli, “Além de apresentar ao Mercosul a nossa proposta de cidade pensada na mobilidade e segurança das mulheres, agora temos a chance de torná-la realidade”, disse. 

 

O Escritório de Assuntos Internacionais, que prospectou a oportunidade de capacitação, selecionou a Secretaria da Mulher para candidatar-se ao chamamento, na perspectiva de que as boas iniciativas da pasta poderiam render frutos, considerando as bases da convocatória. Para a Chefe do Escritório Renata Zuquim, “A participação ativa de Brasília nas redes de cidades mostra-se cada vez mais importante, uma vez que  proporciona muitas oportunidades de expor iniciativas relevantes e conhecer as melhores práticas internacionais, por meio da cooperação entre pares.. A seleção do projeto entre os melhores é a prova de que no DF existem muitas boas ideias que merecem ganhar asas”, afirma.  

 

Em virtude da pandemia da Covid-19, esta edição da capacitação aconteceu inteiramente de forma virtual até 15 de outubro de 2020. 

 

Escritório de Assuntos Internacionais - Governo do Distrito Federal

EAI-DF

Anexo do Palácio do Buriti, 2º andar,
Sala 211 - CEP: 70075-900
Telefone: (61) 3961-4685
escritorio.internacional@buriti.df.gov.br