Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal

Redes e Cidades

 

1. União de Cidades Capitais Ibero-Americanas – UCCI

Fundada em outubro de 1982, é uma organização internacional de caráter municipal cujo objetivo primordial é alcançar a definição de uma área que constitua um modelo de convivência pacifica e desenvolvimento solidário, bem como a consolidação de uma consciência que permita uma melhor compreensão e cooperação entre os povos da esfera ibero-americana.

 

2. Mercado Comum de Cidades – Mercocidades

A Rede de Mercocidades é uma organização presente nos países do Mercosul e seus associados, que desde sua criação vem apostando em um Mercosul mais justo e acessível ao cidadão.

 

3. Associação Mundial de Grandes Metrópoles – Metropolis

A rede global de grandes cidades e áreas metropolitanas serve como hub e plataforma para as metrópoles conectarem-se, compartilhar experiências e mobilizar em uma ampla gama de questões globais e locais, além de ser o ponto focal para experiência e expertise mundial sobre governança metropolitana.

 

4. Cidades e Governos Locais Unidos – CGLU

A CGLU representa e defende os interesses do governo local no cenário mundial, independente do tamanho das comunidades a que ela serve. Sua missão é ser a voz unida e a advogada mundial do autogoverno local democrático, promovendo seus valores, objetivos e interesses, por meio da cooperação entre governos locais e entre a comunidade internacional mais ampla.

 

5. Rede de Cidades Criativas da UNESCO – UCCN

A rede foi criada em 2004 para promover a cooperação com e entre as cidades que identificaram a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento urbano sustentável. As 180 cidades que atualmente compõem esta rede trabalham juntas para um objetivo comum: colocar a criatividade e as industrias culturais no centro de seus planos de desenvolvimento em nível local e cooperar ativamente em nível internacional.

 

6. Associação Mundial de Cidades Administrativas – WACA

A associação foi constituída por ocasião do Fórum Mundial de Cidades Administrativas, em 2017, na cidade de Sejong (Coreia do Sul), com o propósito de promover uma relação colaborativa entre as cidades-membro. Seu ato de fundação foi assinado pelos representantes das cidades de Ankara (Turquia), Brasília (Brasil), Islamabad (Paquistão), Putrajaya (Malásia) e Sejong.

 

7. Fórum Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Relações Internacionais – FONARI

Constituído por secretários, coordenadores e assessores de Relações Internacionais de estados e municípios brasileiros, o FONARI concentra suas ações na promoção do desenvolvimento local, da solidariedade internacional, da integração latino-americana e do fortalecimento da cooperação entre países em desenvolvimento, fortalecendo a consolidação das estruturas locais de Relações Internacionais por meio da capacitação e de ações estruturantes.

 

8. Fórum de Relações Internacionais 27 – Fórum RI 27

O Fórum RI 27 foi instituído a partir da reunião o 1º Fórum Nacional de Gestores Estaduais de Relações Internacionais, que ocorreu nos dias 5 e 6 de novembro de 2015, em Florianópolis, na qual representantes de vários estados e do Distrito Federal discutiram a constituição permanente do Fórum e debater a forma de atuação internacional dos estados federados dentro do aspecto jurídico, político e social.

 

 

Assessoria Internacional - Governo de Brasília

Assinter

Anexo do Palácio do Buriti, 2º andar, Sala 211 - CEP: 70075-900 Telefone: (61) 3961.4685 | E-mail assessoria.internacional@buriti.df.gov.br