Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/07/19 às 17h31 - Atualizado em 5/07/19 às 18h03

Secretaria de Relações Internacionais participa do World’s Largest Lesson, evento internacional para promoção dos ODS

 

 

 

 

No dia 28 de junho de 2019, a Secretaria de Relações Internacionais do Distrito Federal, representada por sua Secretária Executiva, Renata Zuquim, participou do evento World’s Largest Lesson. Esta foi a 2ª edição do projeto realizada em Brasília.

 

“A maior aula do mundo” é um programa desenvolvido pelo Projeto Everyone em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), cujo propósito é apresentar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para crianças e adolescentes de todo o mundo. No Brasil, o projeto é implementado pela AIESEC, maior organização do mundo gerida por jovens e reconhecida pela ONU, a entidade está presente em 127 países e territórios, com mais de 86.000 membros e 8.000 organizações parceiras, e atua como uma plataforma internacional que possibilita o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens estudantes através de programas de trabalho em equipe, liderança e intercâmbio.

 

A Secretaria de Relações Internacionais participou do evento por meio da apresentação de algumas das iniciativas do Governo do Distrito Federal que estão diretamente relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Em outubro de 2016, o Governo do Distrito Federal – GDF aderiu à Agenda 2030, que é um plano de ação global para as pessoas, o planeta e a prosperidade composto por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Posteriormente, o GDF criou a Comissão Distrital para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, por meio do Decreto nº 39.322, de 04 de setembro de 2018, conforme sugestão do Grupo de Trabalho instituído para alcançar os referidos Objetivos no âmbito do Distrito Federal.

 

A Secretária-Executiva, Renata Zuquim, representando a SRI, apresentou alguns dos projetos desenvolvidos pela Secretaria de Relações Internacionais, tais como o “Projeto Embaixadas de Portas Abertas”, que está relacionado ao ODS 4 – educação de qualidade, o “Mulheres Inspiradoras” que trata do ODS 5 – igualdade de gênero, “Oficinas de Vulnerabilidades e os ODS”, que trata de todos os ODS, o “Dia de Ação Global para os ODS” que tratou de todos os ODS e o “Gestão de Bolsas de Idiomas”, que está relacionado ao ODS 4 – educação de qualidade.

 

Sendo os ODS caracterizados como de “natureza global e universalmente aplicáveis”, tanto para difusão e implementação, quanto para a execução, o protagonismo local é essencial. É necessário impulsionar, estimular e qualificar a ação dos governantes e gestores locais para a implementação desses Objetivos. Assim, os governos locais não devem ser vistos como meros executores da Agenda, devendo atuar como criadores de políticas e aceleradores de mudanças, pois estão melhor posicionados para conectar as metas globais às realidades das comunidades locais. Consequentemente, os governos locais possuem responsabilidade primária em relação ao acompanhamento e à avaliação do progresso alcançado com a implementação dos ODS no Distrito Federal.

 

Também participaram do evento a Fundação do Banco do Brasil, pessoa jurídica de direito privado que tem o objetivo de promover, apoiar, incentivar e patrocinar ações nos campos da educação, cultura, saúde, assistência social e etc, o Enactus, organização internacional sem fins lucrativos dedicada a inspirar os alunos a melhorar o mundo através da Ação Empreenedora e o Amun Kids, projeto educacional vinculado ao AMUN (American Model United Nations) cujo objetivo é promover os propósitos e objetivos da ONU para crianças.

 

Para mais informações a respeito dos projetos realizados pela SRIDF em prol da implementação dos ODS no Distrito Federal, pode-se acessá-los na aba “Atuação Internacional” no site dessa Secretaria.

 

Créditos: SRIDF.

Secretaria Extraordinária de Relações Internacionais - Governo de Brasília

SRI-DF

Anexo do Palácio do Buriti, 2º andar, Sala 211 - CEP: 70075-900 Telefone: (61) 3961.4685 | E-mail assessoria.internacional@buriti.df.gov.br